Um Governo Centrado no Cidadão

Um Governo
CENTRADO
NO CIDADÃO

Um governo centrado no cidadão preocupa-se em oferecer uma jornada mais agradável a ele, respondendo às suas expectativas por meio de serviços de alta qualidade (simples, ágeis e personalizados) e mantendo-se atento à sua experiência.

O Governo Federal avançou de forma consistente em direção à transformação digital. O tema da transformação digital ganhou suporte político e escala importantes, marcando uma nova forma de atuação do governo federal em relação aos serviços públicos. Foram definidas plataformas e padrões mínimos de qualidade para oferta de meios digitais, identificados os ciclos de vida dos requerimentos, a avaliação de satisfação do cidadão e indicadores de desempenho de serviços públicos.

Dentro deste propósito, tendo sempre o cidadão no foco das decisões sobre políticas e serviços ofertados, esse princípio estabelece objetivos e iniciativas que levarão à transformação do Estado em um provedor de serviços que busca constantemente entender as necessidades dos usuários de serviços e ofereça valor e uma boa experiência de uso para os cidadãos e organizações da sociedade.


Objetivo 1

Oferta de serviços públicos digitais

tracoazul

Iniciativa 1.1: Transformar todas as etapas e os serviços públicos digitalizáveis, até 2022.

Iniciativa 1.2: Simplificar e agilizar a abertura, a alteração e a extinção de empresas no Brasil, de forma que esses procedimentos possam ser realizados em 1 dia, até 2022.


Objetivo 2

Avaliação de satisfação nos serviços digitais

tracoazul

Iniciativa 2.1: Oferecer meio de avaliação de satisfação padronizado para, no mínimo, 50% dos serviços públicos digitais, até 2022.

Iniciativa 2.2: Aprimorar a satisfação dos usuários dos serviços públicos e obter nível médio de, no mínimo, 4,5 em escala de 5 pontos, até 2022.

Iniciativa 2.3: Aprimorar a percepção de utilidade das informações dos serviços no portal único gov.br e atingir, no mínimo, 75% de avaliações positivas, até 2022.


Objetivo 3

Canais e serviços digitais simples e intuitivos

tracoazul

Iniciativa 3.1: Estabelecer padrão mínimo de qualidade para serviços públicos digitais, até 2020.

Iniciativa 3.2: Realizar, no mínimo, 100 pesquisas de experiência com os usuários reais dos serviços públicos, até 2022.