Notícias
GOVERNO DIGITAL
Instituto de Previdência de Rondônia passa a utilizar Prova de Vida digital do GOV.BR
O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon) implantou a Prova de Vida digital do GOV.BR no último mês. A medida em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) vai beneficiar diretamente os aposentados e pensionistas do estado, que poderão realizar o processo a partir de seu celular, sem a necessidade de realizar deslocamentos. Segundo o instituto, devem ser realizados cerca de 1.200 reconhecimentos faciais por mês.
“Esta parceria com o Iperon é muito importante porque é mais um exemplo a demonstrar que todas as soluções do GOV.BR estão disponíveis para os municípios, disse o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “Não há necessidade de investimento em novas soluções ou de contratar um serviço, o GOV.BR pode ser utilizado por todos os entes da federação”, complementou.
A prova de vida é um requisito anual obrigatório, realizado no mês de aniversário do beneficiário ou conforme solicitado pelo Iperon. Segundo o instituto, é um procedimento essencial para prevenir fraudes e garantir o pagamento dos benefícios previdenciários conforme legislação estadual.
Segundo o presidente do Iperon, Tiago Cordeiro, a implementação do reconhecimento facial, por meio do GOV.BR, é um registro histórico à instituição, evidenciando assim, o compromisso com a inovação e segurança de dados dos beneficiários. “A medida visa simplificar um processo burocrático, tornando-o mais acessível e transparente para todos os envolvidos”, pontuou.
Como fazer
A Prova de Vida digital é realizada no aplicativo GOV.BR a partir do reconhecimento facial. Ao realizar esse processo biométrico, o aplicativo comprova que a pessoa está viva e envia essa informação para o órgão que paga os benefícios previdenciários. Para isso, siga as orientações abaixo:
-
Baixe e acesse o aplicativo gov.br;
-
Caso ainda não possua sua conta gov.br, crie uma;
-
Após logar no aplicativo, na tela inicial, em "Serviços", clique em "Prova de vida";
-
Na tela "Histórico de Prova de vida", selecione a "Prova de vida pendente";
-
Na tela "Autorização", clique em "Autorizar";
-
Siga as instruções para fazer o reconhecimento facial;
-
Após finalizar o reconhecimento facial com sucesso, clique em "OK";
-
Na tela de Autorização, o status da sua Prova de Vida mudará para "Autorizado"; e
-
Faça o acompanhamento da Prova de Vida pelo site do seu órgão pagador.
Se ainda tiver dúvidas ou dificuldades entre em contato com o serviço de atendimento do órgão pagador do seu benefício. Além da Prova de Vida do GOV.BR, os aposentados e pensionistas de Rondônia poderão continuar utilizando os métodos anteriores para realizar o procedimento anual, como o uso do WhatsApp ou autenticação em cartórios.
*com informações da assessoria de imprensa do Iperon.