Notícias
CONTRATAÇÕES PÚBLICAS
Gestão publica edital para contratação do Almoxarifado Virtual Nacional 3.0
A Central de Compras do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou, nesta segunda-feira (3/11), o edital de Pregão Eletrônico nº 90.012/2025, para a contratação de serviços contínuos de outsourcing para operação do Almoxarifado Virtual Nacional (AVN 3.0), sob demanda. O objetivo é garantir o suprimento de materiais de consumo às unidades da Administração Pública Federal (AP)em todo o território nacional.
A iniciativa visa modernizar e expandir o modelo atual e garantir mais eficiência logística, governança e transparência no fornecimento de materiais de consumo via plataforma web disponibilizada pela futura contratada.
O novo modelo abrange a prestação de serviço de solução integrada de logística, que contempla a disponibilização de plataforma tecnológica para gestão e controle de pedidos, além de mecanismos de acompanhamento de consumo e fornecimento porta a porta, conforme fluxos e funcionalidades descritos no Termo de Referência.
Entre as principais inovações do AVN 3.0, destacam-se a contratação com vigência de cinco anos, conferindo maior estabilidade e planejamento às unidades participantes; a expansão do portfólio de itens, incluindo novas famílias como materiais de limpeza, copa e cozinha, além dos já contemplados materiais de expediente e de consumo de TI; maior governança, com a criação de Painel Gerencial público para divulgação dos preços praticados, monitoramento contínuo das famílias de itens e catálogo padronizado; e mais transparência, com atualizações centralizadas dos preços e integração com sistemas de controle e acompanhamento.
No dia 18 de novembro (terça-feira), às 9h30, será realizada sessão pública no sistema Compras.gov.br. O edital completo e mais informações sobre o processo estão disponíveis em: https://pncp.gov.br/app/editais/00489828000155/2025/740.
A contratação do AVN 3.0 representa um avanço significativo na gestão de suprimentos do governo federal, promovendo modernização, transparência e economia de escala para todos os entes e poderes.