Área de Delegados
G20 SOCIAL

Y20: Juventudes assumem liderança e moldam o futuro do debate global

Com atividades previstas para engajar mais de 2 mil jovens de todo o mundo, a Cúpula do Y20 começa hoje (12), Dia Internacional da Juventude, e destaca o papel fundamental das novas gerações na formulação de políticas globais.

12/08/2024 07:00 - Modificado há um ano
A Juventude do G20 participa de discussões na pré-cúpula do Y20 em Belém do Pará. Crédito: Divulgação Y20
A Juventude do G20 participa de discussões na pré-cúpula do Y20 em Belém do Pará. Crédito: Divulgação Y20

Juventudes de todo o mundo se reúnem no Rio de Janeiro até a próxima sexta (12), para o Y20, o grupo de engajamento de jovens do G20, com o objetivo de colocar suas vozes no centro das decisões globais. No Dia Internacional da Juventude começa a reunião de Cúpula que vai trabalhar para que as prioridades e aspirações dos jovens sejam levadas diretamente aos líderes do G20, influenciando em temas como futuro do trabalho, mudanças climáticas e inclusão social.

O Y20, oficialmente realizado desde 2010, é reconhecido como um dos mais influentes fóruns internacionais dedicados às juventudes. À medida que o mundo enfrenta desafios cada vez mais complexos, o papel dos jovens na formulação de políticas públicas e na transformação social se torna cada vez mais importante.

"Esta é a maior geração de jovens da história da humanidade, e a forma como lidaremos com seus anseios e aspirações definirá o futuro comum de todos", afirma Barão. Ele destaca o papel histórico da juventude como força de transformação social, capaz de desafiar o status quo e apresentar novas perspectivas políticas, sociais e culturais.

A Cúpula será marcada por intensos debates que culminam em um documento a ser entregue aos chefes de Estado do G20. Este documento, elaborado por representantes de todos os países e representantes do Grupo, garante que a perspectiva das juventudes sobre os principais desafios globais seja considerada na Cúpula de Líderes do G20, marcada para novembro.

Para Marcus Barão, chair do Y20, a liderança brasileira está empenhada em fortalecer a participação dos jovens no G20, colocando-os como protagonistas. "Esta é a maior geração de jovens da história da humanidade, e a forma como lidaremos com seus anseios e aspirações definirá o futuro comum de todos", afirma Barão. Ele destaca o papel histórico da juventude como força de transformação social, capaz de desafiar o status quo e apresentar novas perspectivas políticas, sociais e culturais.

A presidência brasileira do Y20 definiu cinco temas prioritários para a cúpula: combate à fome, à pobreza e à desigualdade; mudanças climáticas, transição energética e desenvolvimento sustentável; reforma do sistema de governança global; inclusão e diversidade; e inovação e futuro do mundo do trabalho.

O Brasil será representado na cúpula por cinco jovens selecionados a partir de um edital público: Philippe Silva, Mahryan Sampaio, Daniela Costa, Leandro Corrêa e Guilherme Rosso. Cada um deles atuará em uma das áreas temáticas prioritárias. Philippe Silva, chefe da delegação brasileira, ressalta a importância do Y20 na amplificação de soluções inovadoras e políticas inclusivas: "Nosso compromisso é garantir a dignidade e o bem-estar de todos os brasileiros, especialmente os mais vulneráveis, construindo um futuro mais justo e igualitário."

Como país-sede, o Brasil também comandará as reuniões e liderará um processo participativo que incluiu mais de 30 encontros regionais e uma pré-cúpula realizada em Belém, futura sede da COP-30 em 2025.

Ouça a entrevista de Marcus Barão ao POD20 Brasil

POD20 Brasil #4 - Y20, a voz da juventude no G20

10 de julho de 2024
Leia maissobrePOD20 Brasil #4 - Y20, a voz da juventude no G20

Veja também

Carregando