Presidente do Chile está disposto a aderir à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza
Em visita oficial ao Chile, o presidente Lula convidou o presidente, Gabriel Boric, para participar da Cúpula do G20, em novembro, no Rio de Janeiro, e ouviu dele a disposição de aderir à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, principal iniciativa brasileira à frente da presidência do G20.

O presidente Lula convidou o presidente do Chile, Gabriel Boric, para participar da Cúpula do G20, em novembro, no Rio de Janeiro, e ouviu dele a disposição de aderir à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, principal iniciativa brasileira à frente da presidência do G20. O convite aconteceu durante a visita do chefe de Estado brasileiro ao Chile, nesta segunda-feira (5).
Os dois presidentes realizaram uma reunião bilateral privada e outra ampliada. Um dos temas tratados na reunião com o presidente Gabriel Boric foi a colaboração com o país sul-americano nas áreas de ciência e tecnologia e a necessidade de regulamentação e acesso aos benefícios de forma igualitária da inteligência artificial. A transição energética também foi ressaltada pelo presidente Lula como área promissora de parceria, com foco em hidrogênio verde, minerais críticos e veículos elétricos.
“Debatemos a necessidade de construir capacidades e regular a Inteligência Artificial, para que todos tenham acesso a seus benefícios e possam mitigar seus riscos. Também discutimos uma parceria promissora na transição energética. Ao integrar cadeias de hidrogênio verde, minerais críticos e veículos elétricos, teremos condições de agregar valor à nossa produção e ocupar posições de destaque no mercado internacional”, disse o presidente Lula, citando temas que são pautas prioritárias da presidência brasileira do G20.
Debate global sobre clima
No contexto da preservação ambiental, outra das prioridades da presidência brasileira do G20, Lula destacou a importância de Brasil e Chile no debate global sobre as mudanças climáticas. O presidente enfatizou o investimento em bioeconomia e evidenciou a conexão de ambos os países com dois biomas fundamentais para o planeta: a Amazônia e a Antártida.
“Somos atores incontornáveis no debate sobre a mudança do clima, por nossos vínculos com dois dos mais importantes biomas do planeta. O risco de que a Amazônia e a Antártida atinjam pontos de não retorno nos afeta diretamente. Ambos apostamos no potencial da bioeconomia e queremos aprofundar o já sólido histórico de colaboração entre nossas estações antárticas. No Brasil, temos uma Amazônia verde, na floresta, e outra azul, no oceano Atlântico. A diplomacia turquesa do Chile, que funde as duas cores na preocupação comum com o uso sustentável dos recursos naturais, é uma inspiração para nós”, ressaltou.
Cooperação Sul-americana
A visita oficial do presidente Lula marca o lançamento de uma nova etapa da relação entre Brasil e Chile e contou com a assinatura de 17 acordos e tratativas. Os acordos são nas áreas de agricultura, saúde, ciência, tecnologia e inovação, comércio, avanço da gestão pública digital, para a cooperação em cibersegurança, para cooperação em matéria de cuidados, redução da desigualdade, luta contra a fome e a pobreza. Além de acordos para a colaboração entre os ministérios de mineração e energia de ambos os países.