Área de Delegados
FORÇA-TAREFA CONJUNTA DE FINANÇAS E SAÚDE

Organização Mundial da Saúde defende equidade global em Saúde e Finanças

A presidência brasileira do G20 recebeu apoio do diretor da OMS, Tedros Adhanom, para prioridades em saúde, tecnologia e sustentabilidade financeira. Ele expressou confiança na liderança do país e destacou o compromisso do Brasil no programa de transferência de tecnologia em saúde

04/01/2024 15:27 - Modificado há 2 anos
Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor da OMS | Foto: Divulgação/OMS

Em recente participação nos Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde, a presidência brasileira do G20, apresentou suas prioridades. O evento contou com a presença de Tedros Adhanom, Diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), da ministra da Saúde, Nísia Trindade e da presidenta do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Luciana Mendes Santos Servo. Foram apresentadas as perspectivas sobre como o G20 e a integração internacional pode contribuir para o debate sobre políticas públicas. Thedros expressou sua confiança na liderança brasileira, destacou o compromisso do Brasil no programa de transferência de tecnologia em saúde.

No auge da pandemia de Covid-19, em 2021, a Força-tarefa Conjunta de Finanças e Saúde foi criada como uma resposta global para fortalecer a Prevenção, Preparação e Resposta (PPR) a pandemias, seguindo os princípios da Abordagem de Saúde Única da OMS. Com o apoio do Banco Mundial, a Força-tarefa já desempenhou um papel importante, resultando na criação do Fundo Pandêmico em 2022, focado em fortalecer países de baixa e média renda.

A experiência do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil tem sido destaque como modelo para outros países. As perspectivas dessas discussões abordam a saúde global e a diplomacia da saúde no G20, refletindo sobre as prioridades e os desafios enfrentados na área, com potenciais contribuições do SUS.

O diretor da OMS elogiou o compromisso brasileiro na construção de um legado baseado em experiências bem-sucedidas, como as da Índia. Saúde digital foi destacada como fundamental para expandir o acesso em áreas remotas. Thedros aplaudiu o foco do Brasil nas mudanças climáticas, comprometendo-se a trabalhar juntos para manter a saúde como pilar nas discussões sobre mudanças climáticas globais.

Veja o discurso

Outras notícias

GT SAÚDE

SUS é exemplo para a proposta brasileira sobre saúde no G20

3 de janeiro de 2024
Com o tema Sistemas de Saúde Resiliente, proposta para o GT de Saúde do G20 promove o acesso de todas as pessoas à saúde como fundamental para a redução das desigualdades
Leia maissobreSUS é exemplo para a proposta brasileira sobre saúde no G20
TRILHA DE FINANÇAS

Força-tarefa Conjunta de Finanças e Saúde

30 de novembro de 2023
Leia maissobreForça-tarefa Conjunta de Finanças e Saúde