Área de Delegados
EDUCAÇÃO

G20 Brasil leva ministros para conhecer programa de alimentação escolar

Visita destaca política que garante 10 bilhões de refeições anuais para mais de 154 mil escolas pelo Brasil. Estudantes representantes de nove nações do fórum compartilham almoço típico, promovendo integração cultural.

02/11/2024 07:00 - Modificado há um ano
Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Jaime Alencar Oliveira recebeu ministros da Educação do G20 para conhecerem o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae)| Foto: Audiovisual G20 Brasil
Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Jaime Alencar Oliveira recebeu ministros da Educação do G20 para conhecerem o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae)| Foto: Audiovisual G20 Brasil

Com a energia de liderar pelo exemplo, o G20 Brasil levou ministros de Educação dos países membros para vivenciar a experiência do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), nesta semana, em Fortaleza, Ceará, encerrando a programação da reunião ministerial do grupo de trabalho. Com investimento anual de mais de 980 milhões de dólares, a política garante cerca de 10 bilhões de refeições por ano para mais de 154 mil escolas pelo país.

Na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Jaime Alencar Oliveira, os representantes da África do Sul, Alemanha, Angola, Estados Unidos, Índia, Itália, Japão, Portugal e do Reino Unido, alunos e professores compartilharam um almoço preparado conforme as diretrizes do programa. No cardápio, uma refeição tipicamente brasileira: arroz, feijão, cuscuz, mix de verduras e legumes e frango grelhado.

A nutricionista da rede pública de ensino do estado, Amanda Frota, defende que a alimentação influencia no rendimento escolar dos alunos, além de incentivar a permanência na escola. “Uma criança ou um adolescente bem alimentado, vai ter um rendimento muito melhor. Muitos desses alunos não têm boa alimentação em casa, realmente é escassa. Fornecer alimentação adequada e de qualidade tem feito a diferença na vida desses alunos”, contou 

Representantes do G20 deixaram mensagens de sucesso e encorajamento aos aos estudantes | Foto: Audiovisual G20 Brasil
Representantes do G20 deixaram mensagens de sucesso e encorajamento aos aos estudantes | Foto: Audiovisual G20 Brasil

Cerca de 40 estudantes, entre 15 e 18 anos, da Jaime Alencar, da Escola Bilíngue Visconde do Rio Branco e do Centro Cearense de Idiomas foram preparados para recepcionar os ministros de Educação do G20. Eles passaram por uma formação sobre cultura, geopolítica e reforçaram as habilidades em línguas para conversar com as delegações. De acordo com Camilo Silva, diretor da escola, foram três meses de dedicação e ansiedade para o momento. 

“Passamos por um momento de construção de memórias muito forte. Eu acredito que a experiência de receber um evento internacional vai dar mais qualidade ao ensino dos meninos e meninas, além da oportunidade de desenvolvimento humano para esses 40 estudantes que almoçaram com os ministros e de todos os alunos que foram impactados. É um sucesso que vai ficar na memória da comunidade escolar por muito tempo”, comentou Silva emocionado.

Experiências para o mundo

Camilo Santana, ministro da Educação do Brasil, anfitrião da reunião ministerial, pontuou que foi a oportunidade para mostrar ao mundo a experiência de uma escola de tempo integral em que os estudantes têm fluência em inglês e espanhol. 

“Pudemos mostrar que o Brasil tem o maior programa de alimentação escolar do mundo e a importância da alimentação escolar para a educação, para as escolas públicas brasileiras. Foi um momento em que os países puderam conhecer um pouco das políticas de escola em tempo integral, de educação profissional e tecnológica e um pouco do programa de alimentação escolar aqui do Brasil, especialmente aqui em Fortaleza”, celebrou Santana.

Veja também

Carregando