Área de Delegados
G20 SOCIAL

Favela 20 em debate no Vidigal: evento nesta segunda-feira (08) lança a iniciativa

Com painéis temáticos alinhados às prioridades do G20 Brasil, organizações de favelas cariocas lançam o Favela 20, trabalhando as questões da periferia junto ao principal fórum de cooperação econômica internacional. O evento continua ao longo do dia (08), com transmissão ao vivo e participação de diversas lideranças.

08/07/2024 12:06
O Favela 20, além de debater assuntos do G20, também irá produzir material sobre os temas. Imagem: Divulgação/F20
O Favela 20, além de debater assuntos do G20, também irá produzir material sobre os temas. Imagem: Divulgação/F20

Com uma vista que abarca o Pão de Açúcar, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Cristo Redentor, o Morro Dois Irmãos e até Niterói, o Vidigal hoje, ao invés de servir como mirante, direciona seus olhares para dentro da comunidade. Em específico, a um evento que marca o papel das favelas nos debates e buscas por soluções a dilemas globais.

Com cinco painéis temáticos em debate, o evento de lançamento do Favela 20 (F20) contou, na abertura, com um vídeo enviado pela socióloga e primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, que parabenizou a iniciativa e também convidou as e os presentes a fortalecer a Aliança Global contra a Fome.

“Iniciativas como a que vocês estão construindo hoje, como o Favela 20, são fundamentais para a presidência brasileira do G20, conectando as discussões globais com a realidade dos territórios e vice-versa”, colocou a socióloga. “As prioridades do G20 brasileiro se conectam com as realidades e as preocupações sobre as questões sociais, ambientais e econômicas das comunidades historicamente marginalizadas, como as favelas”, acrescentou ela.

“Todos os temas e discussões do G20 passam de alguma forma pelas favelas, alguns temas mais próximos da Maré, outros do Alemão, da Cidade de Deus, dos morros, das encostas, mas a gente consegue entender a potência da favela e como somos capazes de fazer essas discussões”, pôs Rene Silva, um dos idealizadores do F20. Rene, jornalista cria do Morro do Adeus, uma das favelas pertencentes ao Complexo do Alemão, é fundador e editor-chefe do Voz das Comunidades.

Lucas Padilha, presidente do Comitê G20 Rio de Janeiro também contribui na abertura, ao salientar que “Se o Rio é a capital do G20, tem que ser a capital por inteiro ". O que está acontecendo aqui hoje tem a ver com o que precisa acontecer em todos os fóruns, como na COP30 aqui ano que vem, nos próximos G20, mas com frequência e sinceridade. A diplomacia precisa estar mais próxima de quem faz a produção de uma agenda para todas e todas”, indicou ele.

Ademais, Lucas destacou a entrega inédita do G20 Social aos sherpas na última semana, quando representantes dos 13 grupos de engajamento sentaram-se à mesa de reunião, pela primeira vez na história, com os negociadores políticos do G20, reforçando o compromisso do G20 sob a presidência brasileira com as demandas populares.

O evento de lançamento do F20 continua ao longo do dia, com transmissão ao vivo e cobertura em tempo real pelo G20 Brasil.

Veja também

Carregando