Estudantes brasileiros fazem cobertura jornalística das reuniões do G20
Estudantes de escolas públicas de dois estados brasileiros cobriram reuniões do G20. Integrantes de projetos de educomunicação participaram ativamente dos eventos em São Luís (MA) e Fortaleza (CE), entrevistando especialistas e produzindo conteúdo para canais digitais. Iniciativa visa promover aprendizado sobre temas globais e desenvolver habilidades de comunicação digital entre jovens.

Estudantes da rede pública de ensino de mais dois estados brasileiros participaram da cobertura jornalística de reuniões do G20. Os jovens, que fazem parte de projetos de educomunicação — que consiste na criação de conteúdos para canais na internet, que permitem dar voz aos estudantes e a interação com suas comunidades, acompanharam as reuniões do Grupo de Trabalho de Economia Digital, em São Luís, no Maranhão, e do Grupo de Trabalho de Arquitetura Financeira Internacional, em Fortaleza, no estado do Ceará.
Cinco estudantes de São Luís, dos Centros Educa Mais (CEM) Almirante Tamandaré, Dayse Galvão de Sousa e Estefânia Rosa da Silva, trabalharam unificados para a cobertura do G20 na capital maranhense. Acompanhados de professoras e gestoras do projeto da Secretaria de Educação no estado, eles mergulharam nas pautas do Grupo de Trabalho de Economia Digital, que nesta reunião teve foco em segurança da informação, inteligência artificial e conectividade universal.
William Vinícius, de 17 anos, estudante do CEM Dayse Galvão de Sousa, conta que é seu primeiro ano no projeto Imprensa Jovem. Ele descreve que foi uma experiência positiva fazer a cobertura do G20 em sua terra natal. “Sabemos que os temas do G20 são muito importantes. Adquiri muita informação e conhecimento, que agora vamos levar para nossa escola, para nossa família e comunidade, por meio dos canais que temos”, detalhou.
Fernanda Maciel, gestora pedagógica de um dos Centros de Educação em tempo integral, a escola pública de ensino médio Dayse Galvão de Sousa, relata que a escola já desenvolve um trabalho com as mídias digitais. A proposta, segundo ela, é dar protagonismo aos alunos e alunas e promover aprendizados. “Já contamos com mais de 6 mil seguidores, e temos estudantes que atuam diretamente na cobertura local de eventos internos, escolares e também externos, quando a escola participa. Uma das competências gerais da base curricular é a comunicação digital. Então a gente não pode pensar nesse mundo de trabalho que eles vão estar inseridos sem pensar em comunicação digital. O G20 é uma experiência positiva para nossos estudantes, e também para mim enquanto educadora”, expressou.

Simultaneamente, distantes 900 quilômetros da capital do Maranhão, 13 estudantes em Fortaleza produziram entrevistas exclusivas com representantes dos países do G20 e participaram das coletivas de imprensa com autoridades locais. Durante os três dias de evento, eles atuaram como repórteres, cinegrafistas, fotógrafos e produtores.
Julianna Sampaio, coordenadora de comunicação da Secretaria da Educação do Ceará, explicou que houve uma grande mobilização das escolas quando receberam o convite da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, para participar do projeto que incentiva estudantes a fazerem a cobertura em todas as cidades que recebem reuniões do G20. “Esse projeto é muito significativo. Os estudantes têm a oportunidade de acompanhar um evento internacional e estudar sobre temas relevantes para a realidade deles”, observou.
Hélio Vicenzo, estudante de Audiovisual da Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar, disse que foi uma ótima experiência. “Aprendi a vivenciar na prática o conteúdo teórico que vejo nas aulas do curso de Audiovisual. Aprendi muito sobre o G20, sobre questões políticas e econômicas. É muito importante a gente estar ligado em todas essas questões políticas e financeiras. Espero que essa iniciativa se espalhe por mais escolas como a nossa”, defendeu.
O trabalho da Imprensa Jovem está de acordo com a Estratégia Brasileira de Educação Midiática, lançada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência brasileira, em 2023, por conta de trabalhar, letramento midiático, produção, edição e divulgação de conteúdo a partir da voz de crianças e adolescentes estudantes da rede pública.
Alunos de Relações Internacionais assistem reunião do G20

No contexto educacional do G20, um grupo de 17 alunos do curso de Relações Internacionais, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) participou da reunião do Grupo de Trabalho em Economia Digital, em São Luís. Assistiram a debates com especialistas, líderes globais e representantes do governo sobre proteção de dados e outros temas como inclusão digital, governo digital e inteligência artificial. A visita foi destacada pelos alunos como uma oportunidade única de vivenciar na prática o que aprendem em sala de aula, salientando a iniciativa da realização do fórum de cooperação internacional no Maranhão.