Área de Delegados
G20 SOCIAL

Encontro do G20 Social na Trilha de Finanças debate transição justa

As organizações da sociedade civil que quiserem apresentar perguntas e intervenções que dialoguem com o tema devem se inscrever até quarta-feira, dia 19. Evento será realizado em inglês.

17/06/2024 18:00 - Modificado há 2 anos
Ministério da Fazenda tem realizado uma série de reuniões com a sociedade civil para debater temas econômicos e formas de financiar programas e ações de combate a desigualdades. Foto: André Corrêa/Ministério da Fazenda

No próximo dia 26 de junho, o G20 Social na Trilha de Finanças e membros da sociedade civil voltam a debater temas importantes do grupo temporariamente presidido pelo Brasil e que reúne as 19 principais economias do mundo, a União Europeia e a União Africana. O encontro do G20 Social, concebido junto com o Grupo de Trabalho de Finanças Sustentáveis ​​do G20, acontecerá de maneira virtual, pelo canal do Ministério da Fazenda (MF) no Youtube e será todo em inglês.

Na oportunidade, serão discutidas as ações de promoção para transição justa e a participação de fundos ambientais e climáticos nesse processo. As organizações que desejarem apresentar perguntas e intervenções que dialoguem com o tema do evento devem se inscrever até a próxima quarta-feira (19), por meio de formulário eletrônico.

Os trabalhos começarão às 8h30 e a previsão é que terminem às 15 horas do dia 26/06. A primeira mesa redonda será sobre fundos ambientais e climáticos globais e sociedade civil, abordando os custos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, assim como a facilitação do acesso aos fundos internacionais.

Já na segunda parte do encontro, serão discutidas a transição justa e as perspectivas da sociedade civil, considerando que a desigualdade social faz com que os impactos das mudanças climáticas sejam sentidos de maneiras diferentes no mundo. De acordo com Lucas Tasquetto, representante da Trilha de Finanças, a ideia é discutir os temas gerais do GT de Finanças Sustentáveis do G20 a partir da perspectiva da sociedade civil. 

“Na segunda mesa, queremos escutar organizações da sociedade civil para fazer um debate sobre transição justa como um conceito aberto, em evolução, que é interpretado a partir de diferentes perspectivas. Temos desde a Organização Internacional do Trabalho (OIT), que é pioneira ao incorporar transição justa e trabalho, até o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e outras entidades ligadas ao tema, incluindo organizações do movimento trabalhista, que é onde o conceito de transição justa nasceu, na década de 70”, explicou Tasquetto.

Serviço: Encontro do G20 Social na Trilha de Finanças debate transição justa

Quando: 26/06, das 8h30 às 15 horas

Onde: Canal do Ministério da Fazenda no Youtube

Inscrições: Até quarta-feira (19), por formulário eletrônico

Veja também

Carregando