Área de Delegados
G20 BRASIL

Cidade ainda mais maravilhosa: Rio de Janeiro ganha a cara do G20

Mobiliário urbano, painéis eletrônicos, banners, envelopamento. Termos da publicidade, mas que colocam o G20 no cotidiano dos cariocas. De Copacabana à Favela da Rocinha, dos aeroportos aos pontos de ônibus, o G20 está em todos os lugares da cidade do Rio de Janeiro. A cidade sedia diversos eventos ao longo do ano, entre eles a Cúpula de Chefes de Governo e Estado que encerra a presidência brasileira do fórum em novembro.

20/02/2024 18:05 - Modificado há um ano
A entrada da Favela da Rocinha, desde o ano passado, conta com banner do G20. Foto: Divulgação/Prefeitura Rio de Janeiro
A entrada da Favela da Rocinha, desde o ano passado, conta com banner do G20. Foto: Divulgação/Prefeitura Rio de Janeiro

O G20 está em todos os lugares. Seja por suas pautas que perpassam o dia a dia da população, como os debates dos grupos de trabalho de Mulheres, Educação, Emprego e Sustentabilidade, por exemplo, seja - pelo menos no Rio de Janeiro - pelas ações de divulgação e popularização do fórum das maiores economias do mundo, que agregam ainda mais cor e vida à cidade neste ano. 

Com as ações realizadas tanto pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM/PR), que participa da coordenação de comunicação do G20, quanto da Prefeitura do Rio de Janeiro, a cidade que inspirou tantas canções ficou ainda mais bela.

Ao chegarem no Rio de Janeiro por via aérea, turistas, empresários e/ou autoridades de todo o globo, encontram-se com o G20 antes mesmo de se encontrarem com o Cristo Redentor. Ao pegarem suas malas ou nos corredores dos espaços comuns, tanto o Aeroporto Santos Dumont quanto o Aeroporto Internacional Tom Jobim - Galeão, eles se deparam com painéis reluzentes sobre o G20. E os residentes da capital fluminense, na rotina de ida ao trabalho, à escola ou ao centro da cidade para realizar compras, podem conhecer mais sobre as prioridades da presidência brasileira do G20 por ações nos pontos de ônibus ou no VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). 

Lucas Padilha, coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Rio G20, destacou que a publicidade é apenas uma parte da preparação da cidade para receber as reuniões das principais economias do mundo. “Além de nos prepararmos para a Cúpula final, que será no Rio de Janeiro, temos preparado a cidade para o G20. Isso não significa só conservação, embelezamento, mas melhorias na infraestrutura das regiões que recebem os eventos ao longo de todo o ano”, colocou Lucas.

Para conferir a entrevista com o coordenador na íntegra, é possível acessar no canal de youtube do G20 Brasil.

Pietra Couto, psicóloga nascida e criada no Rio de Janeiro, falou sobre as ações de divulgação do G20 e o papel da publicidade em afastar ou aproximar a população dos temas. “Eu vi os anúncios em lugares de grande circulação, banners grandes. Acho que as pessoas percebem que é algo de ordem política, uma reunião importante, que envolve autoridades internacionais”, disse. “Sempre que vejo o G20, me lembro de algo grandioso na cidade, como a Rio 92”, comparou. 

“Percebo como algo muito sério, que envolve uma política de alto nível, que não pode se resumir a ações de publicidade. Mas eu acho que a publicidade amplia a curiosidade das pessoas, seria legal perguntar aos jovens se eles sabem o que é o G20, que percepção eles têm”, finalizou a carioca. 

E como bom brasileiro, o G20 neste ano até já caiu no samba, na maior festa do mundo, o Carnaval, durante os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro neste ano. Ao longo do Sambódromo Marquês de Sapucaí o G20 esteve estampado em camarotes e arquibancadas e cada escola, antes de adentrar a avenida, era recebida por um casal de mestre-sala e porta-bandeira que portava bandeira com logo do G20. 

Outros pontos estratégicos da cidade também estão estampados com banners e peças de divulgação do G20. A favela da Rocinha e o bairro de Copacabana são alguns exemplos. No centro da cidade, há ações previstas para o Museu do Amanhã, em Botafogo, o Palácio da Cidade também ganhará a identidade do G20. Quando o Brasil estreou na presidência do G20, em 1º de dezembro de 2023, uma projeção foi realizada na Yup Star Rio, maior roda-gigante da América Latina, na região portuária carioca. 

Nos mobiliários urbanos, como os de pontos de ônibus, é possível conhecer mais sobre os objetivos da presidência brasileira do G20. Foto: Divulgação
Nos mobiliários urbanos, como os de pontos de ônibus, é possível conhecer mais sobre os objetivos da presidência brasileira do G20. Foto: Divulgação
A Sapucaí, neste ano, ganhou as cores do G20. Foto: Divulgação
A Sapucaí, neste ano, ganhou as cores do G20. Foto: Divulgação
A Marina da Glória ganhou envelopamento temático. Foto: Audiovisual/G20

Reunião de Chanceleres

Para a primeira reunião ministerial do G20, que reunirá os chanceleres das maiores economias do mundo nesta quarta e quinta-feira, 21 e 22, no Rio de Janeiro, a Marina da Glória, espaço escolhido para sediar o encontro, também ganhou um envelopamento temático. Desde a entrada da Marina é possível reconhecer as cores e a logo do G20 Brasil, que já nos degraus de entrada exibe os nomes dos quinze grupos de trabalho da Trilha de Sherpas do G20. Ao adentrar o pavilhão, desde a área de imprensa até as salas reservadas para reuniões bilaterais, que foram montadas em uma estrutura especial para o evento, também “tem a cara” do G20 Brasil.

Por Franciéli Barcellos