Área de Delegados
NOTÍCIAS

Boletim G20 Ed. 87 - Grupo do G20 promove diálogo contra desigualdades e crises no trabalho

O Labour 20 (L20), grupo de engajamento do G20 Social, promove diálogo e ação para enfrentar desigualdades, impactos da transformação digital e crises globais que afetam os trabalhadores. Ouça e saiba mais!

31/03/2024 10:00 - Modificado há 2 anos

Repórter: A transformação do mercado de trabalho, com a chegada das plataformas digitais e da inteligência artificial, tem aumentado desigualdades principalmente em países do Sul Global, enquanto fundamentos da democracia estão sob ataque. Na reunião, que contou com a participação do Grupo de Engajamento Labour 20, do G20 Social, formado por organizações de trabalhadores e centrais sindicais, foi ressaltada a importância de se colocar na pauta trabalhista a defesa da democracia, a economia solidária, a igualdade salarial entre homens e mulheres, a inclusão da população LGBTQIA+ no mundo do trabalho e o avanço da tecnologia, entre outros. O ministro do Trabalho e Emprego do Brasil, Luiz Marinho, falou sobre a importância da parceria entre governo e empresários.

Luiz Marinho: Só temos a ganhar quando governos, empregadores e trabalhadores se unem para investir nos trabalhadores e trabalhadoras. Se unem para investir, além de investir em educação e capacitação, no fortalecimento do sistema de proteção social, na garantia de respeito pelos direitos humanos e trabalhistas em todas as etapas da cadeia produtiva.

Repórter: O sherpa brasileiro do G20, o embaixador Mauricio Lyrio, destacou que a gestão do presidente Lula abriu espaço para que as entidades sindicais possam contribuir com sugestões para as propostas que vão constar no documento final do G20.

Mauricio Lyrio: Nós somos 21 membros do G20 negociando um texto, são posições diferentes, são muito diversas, e portanto, nada é automático, tudo é negociado. Mas é muito importante que desde o começo nós contemos com as contribuições que os grupos de engajamento possam dar. E, naturalmente, as contribuições do L20 são absolutamente cruciais.

Repórter: Para os trabalhadores é necessário garantir que as transformações digitais promovam acesso a trabalho decente e tenham uma distribuição justa dos benefícios advindos de lucros e produtividade.


Outras notícias

G20 SOCIAL

Trabalhadores no G20: pela construção de um novo contrato social

31 de março de 2024
O Labor 20 (L20), grupo de engajamento do G20 Social, promove diálogo e ação para enfrentar desigualdades, impactos da transformação digital e crises que afetam trabalhadores ao redor do mundo.
Leia maissobreTrabalhadores no G20: pela construção de um novo contrato social