Área de Delegados
NOTÍCIAS

Boletim G20 Ed. 64 - OIT: Desemprego e desigualdades são desafios para países do G20 em 2024

Em projeção para 2024, o Relatório da OIT revela que a taxa de desemprego global deverá aumentar, junto com as desigualdades. GT sobre Emprego do G20 propõe saídas para o panorama preocupante. Ouça e saiba mais!

05/03/2024 09:14 - Modificado há 2 anos

Repórter: 435 milhões de trabalhadores estarão em busca de emprego em 2024. Esta é a estimativa do Relatório de Emprego Mundial e Perspectivas Sociais da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O estudo também mostra que mesmo com a redução do desemprego no pós-pandemia da Covid-19, os salários diminuíram na maioria dos países do G20. 

Maíra Lacerda e Silva, coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Emprego do G20 e responsável pela cooperação técnica internacional do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil (MTE), avalia que o cenário descrito pelo relatório é reflexo tanto da crise global como dos desequilíbrios estruturais no mercado de trabalho. 

Maíra Lacerda: Nunca houve equidade de gênero no mercado de trabalho. Da mesma forma, a população mais vulnerável sempre sofreu mais o impacto da crise econômica e agora também da crise climática. O próprio relatório nomeia esses temas que são estruturais, advertindo de que não é possível saná-los no curto prazo, e sugerindo aos governos esforços suplementares para lidar com esses desafios. 

Repórter: O relatório mostra ainda que o número de trabalhadores no mercado informal ultrapassou a marca dos 2 bilhões de pessoas em 2023. Hoje, mais de 241 milhões de trabalhadores vivem em famílias com renda per capita inferior a US$ 2 por dia no mundo. Frente aos desafios, o GT de Emprego, que compõe a Trilha de Sherpas do G20, busca desenvolver ações para a criação de empregos de qualidade. A ideia é que haja garantia de inclusão social para eliminar a pobreza. A coordenadora Maíra Lacerda explica que o grupo está alinhado à realidade apresentada no relatório da Organização Internacional do Trabalho.

Maíra Lacerda: O objetivo desse grupo é que a gente pense em políticas que não busquem pura e simplesmente o aumento da taxa de ocupação, mas que busque e incentive a criação de empregos de qualidade, que é essencial à inclusão e ao combate à pobreza.

Repórter: O Grupo de Trabalho é coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego durante a presidência brasileira do G20.

Outras notícias

TRABALHO

OIT: Crescimento do desemprego e das desigualdades são desafios para o G20 em 2024

6 de março de 2024
Em projeção para 2024, relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) revela que a taxa de desemprego global deverá aumentar, junto com as desigualdades. GT sobre Emprego elaborou diretrizes alinhadas com o cenário global e propõe saídas para o panorama preocupante.
Leia maissobreOIT: Crescimento do desemprego e das desigualdades são desafios para o G20 em 2024