Área de Delegados
NOTÍCIAS

Boletim G20 Ed. 63 - Lula discute prioridades no G20 com FMI, Banco Asiático de Desenvolvimento e Banco do Brics

Presidente discutiu a reforma da governança global com chefes de instituições financeiras multilaterais e defendeu investimentos para promover inclusão social e combater a pobreza. Reuniões aconteceram em Brasília, nesta segunda-feira (4/3), e contaram com as presenças de Fernando Haddad, ministro da Fazenda, e Dilma Rousseff, presidenta do NBD. Ouça e saiba mais!

05/03/2024 09:14 - Modificado há 2 anos

Repórter: Desenvolvimento sustentável, inclusão social, combate à pobreza e reforma da governança global. Esses foram os principais temas da presidência brasileira do G20 que orientaram as reuniões entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Kristalina Georgieva, diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI); com e Jin Liqun, presidente do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB). Dilma Rousseff, presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB); e Fernando Haddad, ministro da Fazenda do Brasil, também participaram dos encontros com os chefes das instituições financeiras multilaterais, em Brasília. 

Jin Liqun expressou o desejo de ampliar a conexão para investimentos com o  Brasil e países da América Latina, com destaque para ações que reduzam as mudanças climáticas. O chefe do Banco Asiático se comprometeu ainda em apoiar o governo brasileiro a realizar projetos nas áreas de infraestrutura e transportes. 

Jin Liqun: Nos comprometemos a fazer mais para aprimorar a conectividade. A Ásia representa um parceiro econômico crucial para o Brasil e outros países latino-americanos. Por isso, estamos comprometidos em colaborar com o governo para melhorar a conectividade, adaptar-nos às mudanças climáticas e promover o desenvolvimento do setor privado. Acreditamos que há um grande potencial para trabalharmos juntos.

Repórter: Na reunião, a diretora-geral do FMI parabenizou o presidente Lula e o ministro Haddad pelas reuniões da Trilha de Finanças do G20, realizadas na semana passada em São Paulo. A Presidente Dilma Rousseff destacou que o Banco de Desenvolvimento e o Banco Asiático têm muitas oportunidades para trabalhar juntos no Brasil, especialmente nos projetos do novo PAC. Já o presidente Lula encerrou falando da urgência de investimentos em infraestrutura no Brasil, e afirmou que o país tem grande potencial em áreas como a produção de energia limpa.

Outras notícias

G20 BRASIL

Lula discute prioridades no G20 com FMI, Banco Asiático de Desenvolvimento e Banco do Brics

4 de março de 2024
Presidente discutiu a reforma da governança global com chefes de instituições financeiras multilaterais e defendeu investimentos para promover inclusão social e combater a pobreza. Reuniões aconteceram em Brasília, nesta segunda-feira (4/3), e contaram com as presenças de Fernando Haddad, ministro da Fazenda, e Dilma Rousseff, presidenta do NBD.
Leia maissobreLula discute prioridades no G20 com FMI, Banco Asiático de Desenvolvimento e Banco do Brics