Área de Delegados
NOTÍCIAS

Boletim G20 Ed. 53 - Evento do G20 une empreendedorismo e inovação à beira do Rio Amazonas

Conhecida pela preservação da Floresta e por unir os hemisférios Sul e Norte, ao ser cortada pela Linha do Equador, Macapá, capital do estado do Amapá, se torna, por quatro dias, a capital mundial da criatividade e do empreendedorismo ao receber a reunião internacional do grupo de engajamento StartUp 20. Ouça e saiba mais!

26/02/2024 07:00 - Modificado há 2 anos

Repórter: Reunindo mais de 400 empreendedores, o StartUp 20 acontece até o dia 26 de fevereiro e conta com representantes do ecossistema de startups e tecnologia de 19 países, entre eles África do Sul, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Índia, Japão, Omã, Portugal e Turquia. Discussões sobre macroeconomia e o potencial desenvolvimento econômico da região amazônica, painéis sobre inovação e empreendedorismo e visitas técnicas nas universidades e centros de pesquisa do Amapá fazem parte da programação do StartUp 20. 

Para a presidente da Abstartups e coordenadora do StartUp 20, Ingrid Barth, o evento é uma oportunidade de apresentar o potencial inovador e empreendedor das startups aliado a projetos comprometidos com a sustentabilidade. 

Ingrid Barth: A gente tem total capacidade de assumir este protagonismo mundial em relação a estes temas. E o G20 é esta grande vitrine e na minha concepção a tecnologia vai ser a chave para que a gente consiga atingir estes níveis de desenvolvimento nestes temas que a gente quer. Então é juntar realmente tudo o que está acontecendo: tecnologia, inovação, sustentabilidade, clima, transição energética, a Amazônia, tudo em um lugar só.

Repórter: Durante o encontro está sendo realizada uma feira de empreendedores, sobretudo da região amazônica, com soluções tecnológicas e utilização de matérias-primas sustentáveis - movimentando produtos e serviços que integram a bioeconomia. Café produzido a partir da semente do açaí, biojóias feitas a partir de matérias-primas como sementes e fibras naturais, biodiesel produzido a partir de plantas de tabaco, soluções baratas e simples para testes de Covid-19.

Várias iniciativas inovadoras alinhadas com a necessidade de preservação do meio ambiente, combate às mudanças climáticas e reversão da tendência de aquecimento global estão sendo apresentadas no evento. Uma destas iniciativas é a argamassa polimérica, feita a partir de sedimentos do Rio Amazonas e rejeitos da mineração, como nos conta Michael Tavares de Carvalho, da empresa amapaense Mazodan.

Michael Tavares de Carvalho: O Amapá, ele está distante de grandes centros, então muitos materiais chegam aqui com preços um pouco acima do mercado e isso acaba comprometendo e aumentando o custo da construção. E aí, aproveitando toda essa pesquisa, a gente resolveu então criar nosso próprio laboratório e rodar esses nossos projetos. E aí a gente conseguiu, através disso, analisar que a gente tinha uma gama de materiais sustentáveis. A gente tinha rejeitos de mineração que poderiam ser usados para a produção desses materiais e também tínhamos o sedimento do Rio Amazonas.

Outras notícias

STARTUP 20

StartUp 20: Empreendedorismo e inovação às margens do Rio Amazonas

25 de fevereiro de 2024
Na Amazônia brasileira, uma cidade é cortada pela Linha do Equador, unindo os hemisférios Sul e Norte às margens do majestoso Rio Amazonas. Conhecida pela preservação da Floresta e pela rica cultura miscigenada, Macapá, capital do estado do Amapá, se torna, por quatro dias, a capital mundial da criatividade e do empreendedorismo ao receber a reunião internacional do grupo de engajamento StartUp 20.
Leia maissobreStartUp 20: Empreendedorismo e inovação às margens do Rio Amazonas