Boletim G20 Ed. 29 - Valorização dos profissionais da educação é tema no G20
Durante reunião por videoconferência, o Grupo de Trabalho de Educação apresentou três eixos prioritários da presidência brasileira. Para além da participação de todos os países-membros e países convidados do G20, participaram também entidades internacionais como a Education International e o Global Student Forum. Ouça e saiba mais!
Repórter: Valorização dos profissionais da educação; compartilhamento de material pedagógico digital sobre educação para o desenvolvimento sustentável; e o lançamento do Prêmio G20 de Engajamento Comunitário nas Escolas. Neste ano, estas são as três prioridades do Grupo de Trabalho de Educação, que finalizou sua primeira reunião técnica nesta terça-feira, com a participação de todos países-membros e países convidados do G20.
Ao fim da reunião, Francisco Figueiredo de Souza, assessor especial para assuntos internacionais do Ministério da Educação, e Natália Cabral, assistente para assuntos internacionais do mesmo ministério, realizaram o balanço do encontro, o qual avaliaram positivo.
Francisco Figueiredo de Souza: Para nós, o importante é que junto com os ministros da Educação a gente conte com pessoas do chão da escola, dos professores, dos docentes, para o debate não ser apenas conceitual, mas com pé no chão
Repórter: Um dos temas de destaque foi o de valorização e incentivo a professores e professoras, o qual Natália destacou.
Natália Cabral: Ficou na minha cabeça desde a reunião de ontem, de que a qualidade da educação não vai além da qualidade do professor. Então, isso é uma das grandes razões da gente colocar esse tema em discussão, algo que congrega todos os países do G20
Repórter: A reunião, que começou na segunda-feira, contou um vídeo de abertura do ministro da Educação, Camilo Santana, que reiterou as propostas da presidência brasileira e agradeceu o apoio dos países aos tópicos apresentados. Além desta reunião, haverá outras três reuniões técnicas do Grupo de Trabalho, uma em maio, que acontecerá em Brasília; outra em julho, na cidade do Rio de Janeiro; e a última em outubro, que será realizada em Fortaleza.
