Boletim G20 Ed. 104 - Presidente Lula recebe e-book do G20 no idioma indígena guarani
A tradução dá visibilidade mundial à língua guarani, um dos mais de cem idiomas indígenas do Brasil. O livro digital traduzido também tem versões em português, espanhol e inglês. Ouça a reportagem saiba mais.
Repórter: Ao som do hino nacional brasileiro, interpretado por Djuena Tikuna, cantora do Amazonas considerada uma das maiores referências em música indígena no país, foi realizada em Brasília a solenidade de posse dos conselheiros e conselheiras do Conselho Nacional de Política Indigenista, retomado pelo atual governo. Durante o evento, o presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu um exemplar do e-book Brasil na presidência do G20. A entrega foi feita pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e por Eliel Benites, indígena da etnia Guarani-Kaiowá. Ele foi o responsável pelo trabalho de tradução do primeiro livro digital do G20 para uma língua indígena – o guarani.
Eliel Benites: A gente evidenciou as línguas indígenas a partir da língua guarani, e colocar a nossa língua é muito importante e simbolismo. Isso é uma emoção muito grande para mim, principalmente. E nós temos muito trabalho pela frente para incluir mais línguas indígenas nesse processo todo de tradução de outros materiais e enriquecer o debate no contexto do G20.
Repórter: O livro digital traduzido para o guarani, tem versões também em português, espanhol e inglês e possui 17 páginas com conteúdos básicos sobre o G20. As línguas indígenas fazem parte do patrimônio nacional e estão sendo ameaçadas de extinção. Diante da situação crítica da possível perda de vários idiomas originários, a Assembleia Geral das Nações Unidas instituiu a Década Internacional das Línguas Indígenas para o período de 2022 a 2032, como ressalta a ministra Sônia Guajajara.
- Ministra Sônia Guajajara: E é assim que a gente começa, mostrando que existe essa diversidade de línguas faladas. Então é muito importante que a gente possa apresentar as nossas contribuições para a reconstrução do país, mas também para a política internacional.
Repórter: O idioma guarani é um dos mais falados no Brasil, de acordo com dados do IBGE, são mais de 26 mil falantes. Em seu discurso, o presidente Lula reforçou o compromisso do governo federal com os povos indígenas.
Presidente Lula: O que nós estamos fazendo aqui hoje é recuperar uma relação verdadeira entre o Estado brasileiro, nesse momento representado pelo governo brasileiro, com os povos indígenas do nosso país.
Repórter: Uma das prioridades da presidência brasileira do G20 é debater e fomentar o desenvolvimento sustentável do planeta, o que inclui debater e reconhecer os povos indígenas como parceiros essenciais nesse processo.
