Área de Delegados
NOTÍCIAS

Boletim G20 Ed. 71 - "A cultura é um recurso potente para promover a paz”, diz ministra

A Ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, fez abertura da reunião do Grupo de Trabalho de Cultura do G20 propondo um mundo mais inclusivo e diverso. Ouça, e saiba mais!

14/03/2024 12:21

Repórter: O Grupo de Trabalho Cultura do G20 iniciou suas atividades discutindo diversidade cultural, inclusão social, cultura e economia criativa. A fala de abertura foi feita pela ministra da Cultura, Margareth Menezes. Para ela, é na Cultura e na memória que podemos buscar a sabedoria e o conhecimento para que possamos ter a compreensão e o valor das boas práticas de convivência da humanidade em harmonia com o meio ambiente. 

A ministra ressaltou que há desafios trazidos pelas tecnologias digitais e pela Inteligência Artificial, e que é preciso melhorar o ambiente regulatório dos trabalhadores e trabalhadoras da cultura neste contexto.

Margareth Menezes: A cultura é um recurso potente para promover a paz e harmonia. A cultura gera resultados reais de crescimento econômico sustentável, é ferramenta de enfrentamento às desigualdades e promotora de transformação e de justiça social. No eixo sobre ambiente digital e direitos autorais, temos a ciência dos desafios trazidos pelas tecnologias digitais, pela Inteligência Artificial. Por fim, no eixo que trata da preservação e promoção do patrimônio cultural – material e imaterial – e da memória, temos a intenção de discutir mecanismos de proteção aos conhecimentos, práticas e tradições das comunidades originárias.

Repórter: A reunião por videoconferência, na sede do G20 em Brasília, conta com a participação de delegações dos 19 países membros do G20, mais União Africana e União Europeia, além de representantes de países convidados e 12 organizações internacionais. O Grupo de Trabalho conheceu os quatro eixos prioritários de trabalho para o ano de 2024, com temas sobre diversidade cultural e inclusão social, direitos autorais e ambiente digital, economia criativa, desenvolvimento sustentável, preservação do patrimônio cultural e da memória.

Outras notícias

GT CULTURA

"A cultura é um recurso potente para promover a paz”, diz ministra

13 de março de 2024
Ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, faz abertura da reunião do Grupo de Trabalho de Cultura do G20 propondo um mundo mais inclusivo e diverso. Cultura tem papel relevante na resolução de desafios
Leia maissobre"A cultura é um recurso potente para promover a paz”, diz ministra