Boletim G20 Ed. 68 - Começam as reuniões presenciais dos grupos de trabalho do G20
Com expectativa de reunir cerca de 200 delegados por encontro, Brasília receberá a partir desta semana reuniões presenciais do G20. Delegações internacionais desembarcam na capital federal para debater temas relacionados ao fórum das maiores economias do mundo. Ouça e saiba mais!
Repórter: A partir desta semana começa a segunda rodada de reuniões dos grupos de trabalho do G20. Nesta segunda-feira iniciaram os primeiros encontros presenciais na sede do G20, em Brasília. As reuniões técnicas são dos Grupos de Trabalho Pesquisa e Inovação e Inclusão Financeira. O evento reúne representantes dos ministérios de Ciência e Tecnologia e de Relações Exteriores. Cada reunião deve receber cerca de 200 delegados das 19 maiores economias do mundo mais a União Africana e a União Europeia, além de países e organizações convidadas.
A capital federal sediará todas as reuniões presenciais do G20 até abril, quando outras diversas cidades do país também irão receber reuniões das trilhas de Sherpas e de Finanças e do G20 Social. Márcia Barbosa, secretária de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, e coordenadora do Grupo de Trabalho e Pesquisa e Inovação, diz que as delegações vão ter que decidir sobre cinco temas prioritários, que segundo ele precisam resultar em entregas concretas.
Márcia Barbosa: No nosso caminho nós temos inovação cooperativa, de trabalhar junto para criar novo produto. A gente tem inovação na área de saúde, no sentido de entender de onde vem a próxima pandemia. Nós temos a questão da diversidade, ou seja, mais mulheres, mais negras e negras, povos originários, trabalhando juntos na questão de ciência. Nós temos as questões igualmente da Amazônia e obviamente descarbonização.
Repórter: Os encontros são momentos em que as lideranças dos países-membros e convidados tratam de pautas específicas e prioritárias, e encaminham consensos em escala mundial. Além das reuniões presenciais também seguem em andamento as reuniões por videoconferência, esta semana com encontro da Força-Tarefa de Mobilização Global contra a Mudança do Clima, do Grupo de Trabalho de Cultura e da Iniciativa sobre Bioeconomia. É possível acompanhar o calendário de todas reuniões no site g20.org.
