Boletim G20 Ed. 253 - G20 Saúde aprova declaração ministerial
O documento enfatiza a necessidade de sistemas de saúde resilientes, equidade no acesso e a importância de enfrentar desigualdades históricas. A ministra brasileira Nísia Trindade ressaltou que a colaboração entre países é essencial para lidar com desafios de saúde globais e locais, incluindo doenças transmissíveis e mudanças climáticas. A reunião também celebrou a coordenação do Sistema Único de Saúde (SUS) e a participação social no Brasil. Ouça a reportagem e saiba mais.
Repórter: O Grupo de Trabalho de Saúde do G20 anunciou a aprovação da Declaração de Saúde durante sua reunião ministerial, no Rio de Janeiro. O documento reflete o compromisso dos países membros em fortalecer a cooperação internacional em saúde, especialmente em face dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19 e outras emergências sanitárias.
A declaração aborda temas fundamentais, como a importância da saúde global e a necessidade de enfrentar desigualdades históricas que afetam a saúde da população. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou que nenhum país pode lidar com essas questões de forma isolada
Nísia Trindade: Com essa declaração, foi destacada de maneira muito clara a importância de considerar a saúde como um tema central nos planos de adaptação e mitigação frente aos impactos das mudanças climáticas. Também foram apresentadas propostas relacionadas a dados essenciais para a definição de políticas nessa área.
Repórter: Nísia simbolizou a união de esforços em torno da coordenação do G20 Saúde, reconhecendo a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e da participação social.
Nísia Trindade: Creio que o Brasil reforçou seu papel na saúde global, seus valores sobretudo, demonstrando a nossa experiência com o Sistema Único de Saúde e o que podemos compartilhar de valores em prol de uma saúde global com mais equidade.
Repórter: Os ministros também anunciaram a criação da coalizão para produção local e regional para facilitar o acesso a vacinas e tratamentos em países de baixa renda.
Em entrevista coletiva, o ministro da Saúde da África do Sul, Aaron Motsoaledi, agradeceu ao Brasil pela condução da presidência do G20. O país do continente africano será sede do G20 em 2025. Ele destacou a importância da Declaração de Saúde do Rio de Janeiro e elogiou o foco do Brasil por buscar a inclusão nas políticas de saúde.
Aaron Motsoaledi: A presidência do G20 da África do Sul seguirá o mesmo caminho no próximo ano, e aprendemos muito com a experiência brasileira. Temos estabelecido objetivos ambiciosos para a nossa presidência, que será guiada pelos princípios de solidariedade.
