Área de Delegados
NOTÍCIAS

Boletim G20 Ed. 228 - Aliança Global contra a Fome e a Pobreza é apresentada a líderes mundiais na ONU

Durante o evento “Momento ODS” na ONU, o ministro brasileiro Wellington Dias apresentou a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, proposta que visa erradicar a fome no mundo. A Aliança será lançada em novembro no G20 no Brasil. O ministro convidou países e organizações a aderirem para avançar nas metas da agenda 2030. Ouça a reportagem e saiba mais.

26/09/2024 11:47

Repórter: A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza foi apresentada na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, pelo ministro brasileiro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. A Aliança vai unir esforços de governos e organizações internacionais para implementar soluções práticas que erradiquem a fome e a pobreza. 

O ministro convidou líderes de todas as nações a se unirem à iniciativa, que será lançada oficialmente em novembro, durante a Cúpula do G20, no Rio de Janeiro. O encontro reuniu líderes mundiais, representantes da sociedade civil, do setor privado, da juventude e das artes para discutir soluções sobre como alcançar as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030.

Wellington Dias: Uma agenda com a sociedade civil, onde aqui podemos experimentar as diversas experiências. A presença de países, a presença aqui também da doutora Amina pela ONU, a integração para que a gente possa chegar em novembro no G20 em condições de ter um Fórum Mundial de Entidades que em cada país possa colaborar, possa reforçar, possa atuar como observatório o acompanhamento dos planos de cada país. 

Repórter: O ministro brasileiro Wellington Dias, ao ser questionado sobre as oportunidades que podem promover uma melhor cooperação na área alimentar nos próximos anos, defendeu a Aliança Global como mecanismo para superação da insegurança alimentar e da miséria, Além disso, convidou líderes mundiais para integrar a iniciativa, que vai ao encontro da erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável. Ele reforçou que a Aliança não está aberta apenas para os países do G20, mas para qualquer país que queira participar. 

Wellington Dias: Governos, entidades, mas também estamos trabalhando, parlamentos, o setor empresarial. É essa orquestra com a participação de todas as pessoas com o só compromisso, a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, e para chegarmos até 2030 avançando no combate à fome e na redução da pobreza no mundo.

Repórter: Na abertura do evento, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, defendeu a união de esforços para enfrentar as desigualdades sociais. Ele disse que é hora de cumprir a promessa da agenda 2030 para acabar com a pobreza e proteger o planeta. No evento, foi exibido um vídeo com a proposta da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e mensagem do presidente Lula e da primeira-dama Janja Lula da Silva.  

Assista ao vídeo sobre a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza:

Outras notícias

ALIANÇA GLOBAL CONTRA A FOME E A POBREZA

Aliança Global contra a Fome e a Pobreza é apresentada a líderes mundiais na ONU

25 de setembro de 2024
Durante o evento “Momento ODS” na ONU, o ministro Wellington Dias, apresentou a proposta da Aliança como solução para erradicar a fome e a pobreza no mundo, convidando todos os países a aderirem à iniciativa que será lançada durante o G20 no Brasil.
Leia maissobreAliança Global contra a Fome e a Pobreza é apresentada a líderes mundiais na ONU