Boletim G20 Ed. 203 - Comissária da União Europeia fala sobre a urgência de combater as desigualdades
A finlandesa Jutta Urpilainen, comissária da União Europeia para Parcerias Internacionais, fala dos compromissos do Bloco com as propostas de desenvolvimento sustentável e o apoio à iniciativa do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva para erradicar a fome e a pobreza no mundo. Ouça a entrevista e saiba mais.
Repórter: Em entrevista exclusiva ao G20 Brasil, a comissária da União Europeia, Jutta Urpilainen, compartilhou suas perspectivas sobre o papel da União Europeia no combate às desigualdades globais e o apoio às iniciativas da presidência brasileira do G20, como a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que ela considera uma "luz de esperança" em um mundo impactado por crises. Com uma trajetória marcada pela defesa da justiça social e da educação, a comissária, que é finlandesa, destaca a importância da parceria internacional para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030 das Nações Unidas.
Repórter: Um dos objetivos da presidência brasileira do G20 é construir parcerias para reduzir a pobreza global e apoiar o desenvolvimento sustentável. Como a União Europeia está trabalhando nessa direção e quais os principais compromissos assumidos dentro do G20 para os próximos anos?
Jutta Urpilainen: No que diz respeito à União Europeia, combater as desigualdades, erradicar a pobreza e a fome está no cerne das nossas parcerias internacionais. Estamos muito comprometidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda dois mil e trinta. Na cooperação para o desenvolvimento e parcerias internacionais, apoiamos nossos parceiros no Sul Global, incluindo o Brasil e a América Latina, para erradicar a pobreza através da educação. 13% do financiamento externo da União Europeia vai para a educação, esse é um ótimo exemplo do nosso compromisso em erradicar a pobreza.
Repórter: Como a União Europeia vê a proposta da presidência brasileira e o apoio dos membros para construir uma Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza?
Jutta Urpilainen: Acho que é uma iniciativa muito interessante e vamos apoiá-la. Definitivamente precisamos de mais compromisso político para combater a pobreza e a fome. Essa nova iniciativa do presidente Lula está trazendo uma luz de esperança para o mundo, para que os líderes políticos se comprometam realmente a combater a pobreza e a fome.
Queremos apoiar a autonomia alimentar para que países na África não dependam tanto da importação de alimentos, para que possam produzir alimentos na África para a África. Por isso, estamos muito focados na produção agrícola sustentável, em sistemas agrícolas e cadeias de valor.
Repórter: Como a senhora avalia a condução do G20 no Brasil?
Jutta Urpilainen: A minha sincera opinião é que tem sido uma presidência muito bem-sucedida até agora. Acho que um exemplo disso é que conseguimos adotar declarações políticas na Reunião de Ministros de Desenvolvimento, realizada em julho, no Rio de Janeiro.
