Boletim G20 Ed.132 - G20 Social contribui com documento base da Aliança contra a Fome
Reunião do G20 social contou com a colaboração de lideranças da sociedade civil para a construção dos termos da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza do G20. De forma inédita, a presidência brasileira impulsionou esse grupo a debater as políticas que vão ser apresentadas ao fórum com as maiores economias do mundo. Ouça a reportagem e saiba mais.
Repórter: O ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), abriu a reunião do G20 Social em Teresina (PI) ressaltando o compromisso do G20 de ouvir a contribuição da sociedade civil no combate à fome e à pobreza. Para o ministro, é fundamental ouvir as lideranças sociais e trabalhadores, como de projetos da cozinha solidária. Wellington Dias disse que a experiência prática do dia a dia traz um aprendizado útil para a construção de um relatório a ser apresentado com propostas que possam ser adaptadas e aproveitadas pelos países do G20. O documento que será produzido em Teresina servirá de base para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
Wellington Dias: Não é razoável que o planeta, que é capaz de gerar alimento para todas as pessoas do mundo, não seja capaz de garantir o acesso ao alimento a todas as pessoas do mundo. Em 2022, encontramos 735 milhões de pessoas no mundo, passando fome. É ouvindo vocês, que eu acredito no passo que estamos dando, que é tirar o mundo do mapa da fome e reduzir a pobreza. Como diz o presidente Lula, o sonho de um lado é reduzir a extrema pobreza e a pobreza, mas garantir que cada pessoa nesse país possa tomar café, almoçar e jantar todos os dias.
Repórter: O ministro Márcio Macêdo, da Secretaria Geral da Presidência da República, também participou do evento e destacou que o G20, de forma inédita, trouxe a inclusão da sociedade civil para debater as políticas que estão sendo apresentadas no fórum das maiores economias do mundo. Ele enfatizou que é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a iniciativa de ampliar a participação social no G20, e citou as prioridades brasileiras no fórum.
Márcio Macêdo: E essa reunião aqui tem um significado de que o presidente estabelece três grandes temas para a reunião das 20 principais economias do mundo. O combate à desigualdade e à fome, a sustentabilidade e a governança global. Então, nesse momento, mais uma vez, o presidente Lula coloca o combate à fome, o seu compromisso inquebrantável desde o início da sua existência política, como prioridade para o debate. E a Câmara Interministerial retoma suas atividades na plenitude, e junto com o Consea, faz o debate acerca da produção de políticas públicas que possam enfrentar a fome e a desigualdade no nosso país.
A programação do G20 Social antecede a 3ª reunião da Força-Tarefa para construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza do G20, que também ocorre na capital piauiense, entre 22 e 24 de maio.
