Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
FUNDAJ
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso a Informação
    • Ações e Programas
      • Ações e Programas
      • Metas Institucionais
      • Renúncia de Receitas
      • Fundo de Amparo ao trabalhador – FAT
      • Consultores Unesco
      • Planejamento Institucional
    • Auditoria
      • Plano Anual de Auditoria Interna - PAINT
      • Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna - RAINT
      • Relatórios da CGU
      • Relatórios de Gestão
      • Parecer de Auditoria Interna sobre a Prestação de Contas Anual
    • Comissão de Ética Setorial
      • Dados
    • Corregedoria
    • Convênios e Transferências
      • Convênios e outros acordos firmados pela Fundaj
      • Transferências de Recursos
    • Dados Abertos
    • Gastos com a prevenção Covid- 19
    • Informações Classificadas
      • Formulários
      • Formulários
    • Institucional
      • Agenda de Autoridades
      • Quem é Quem
      • Horários de funcionamento e atendimento ao público.
      • Estatuto e Regimento
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Principais cargos / Informações dos principais cargos
      • Classificação dos Riscos dos Processos Finalísticos
      • Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD
      • Perfil Profissional
    • Licitações e Contratos
      • Para acompanhar Licitações a partir de Janeiro de 2024, em diante
      • Para acompanhar Licitações antigas, até Dezembro de 2023
      • Contratos
      • Detalhamento dos contratos
      • Consulta de Licitações
    • Participação Social
      • Participação Social
      • Serviço de Informação ao Cidadão
      • Ouvidoria da Fundaj
      • Formulários
      • Resoluções do Conselho Diretor
    • Perguntas Frequentes
    • Planejamento Estratégico
    • Política de Segurança da Informação
    • Receitas e Despesas
      • Cursos e Capacitaçōes de Servidores
      • Detalhamento de Viagens e Serviços - Portal da Transparência
      • Detalhamento da Receita Pública - Portal da Transparência
      • Orçamento de Despesa Pública - Portal da Transparência
    • Serviço de informação ao Cidadão - SIC
    • Servidores
      • Servidores Fundaj
      • Terceirizados
    • e-SIC
    • Transparência Fundaj
      • Transparência Fundaj
  • Assuntos
    • A Fundaj
      • Imagens da Fundaj
    • Personalidades
      • Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo
      • Gilberto Freyre
      • Josué Apolônio de Castro
    • Endereços Fundaj
      • Diretorias
      • Bibliotecas
      • Auditorios
      • Espaços Culturais
      • Salas
      • Livrarias
    • Documentos Oficiais
      • Relatórios de Gestão
      • Estatuto
      • Regimento interno
      • Contas anuais
      • PDTI - Fundaj
      • Demonstrações Contábeis
    • Força de Trabalho
    • Manual de Marca
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria da Fundaj
      • Ouvidoria da Fundaj
      • O Ouvidor
      • História da Ouvidoria
      • Perguntas Frequentes
      • Relatórios da Ouvidoria
      • Notícias da Ouvidoria
      • Sites Oficiais do Governo Federal
      • Contatos
      • Carta de Serviços ao Cidadão
      • Chamamento Público
      • Painel Resolveu
      • Fluxos do Atendimento
      • Legislação
      • Formulários de Manifestação
      • Integridade no Governo Federal - Venha Conhecer!
      • Conselhos de Usuários de Serviços Públicos - Perguntas e Respostas
      • Painel de Integridade Pública
      • Plano Anual de Trabalho
      • Fluxos do Atendimento
    • Atendimento à imprensa
      • Atendimento à imprensa
  • Centrais de Conteúdo
    • Notícias
    • Boletins de Notícias
      • Mensagem da Presidenta
      • Boletins de Notícias
    • Carnaval - Um enredo preservado pela Fundação Joaquim Nabuco em seus 75 anos
    • Twitter
    • Facebook
    • Instagram
    • Youtube
    • Fundaj na Mídia
      • Impresso/Site
      • Rádio
      • TV
    • Outros
      • Planilhas
      • Textos
      • Relatórios
      • Imagens
      • Notícias
  • Composição
    • Presidência
      • Agenda da Presidente MARCIA ANGELA DA SILVA AGUIAR
      • Carta ao Cidadão
      • Missão, Visão e Valores
      • Cooperação Internacional
      • Seminário de Tropicologia
      • Programas Institucionais
      • Comissão de Ética
      • Portarias
    • DIPES
      • Quem somos?
      • Agenda do Diretor
      • Informativo Mensal
      • Centro de Estudos de Cultura, Identidade e Memória - CECIM
      • Centro de Estudo em Dinâmicas Sociais e Territoriais - CEDIST
      • Laboratório de Informações Sociais - LAIS
      • Grupos de Pesquisa
      • Publicações
      • Eventos
      • PIBIC
      • Macroprocessos
      • 9º epePE
      • Sala Segura Sedap / Fundaj
    • DIFOR
      • A Difor
      • Cursos
      • Editais
      • Projetos Permanentes
      • Agenda da Diretoria
      • Fale com a Difor
      • Informativo Mensal
    • DIMECA
      • Agenda do Diretor
      • Acervos Históricos e Documentais
      • Acervo Digital (Site antigo)
      • Biblioteca
      • Coordenação-Geral de Estudos da História Brasileira (Cehibra)
      • Coordenação de Museologia
      • Fluxograma dos Processos Mapeados
      • Fluxograma dos Processos Mapeados
      • Laborarte
      • Museu do Homem do Nordeste
      • Unidade de Artes Visuais
      • Editora Massangana
    • DIPLAD
      • Agenda do Diretor
      • Equipe de TI
      • Pagamentos da Fundaj
  • Cursos
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Flickr
Você está aqui: Página Inicial Composição Presidência Programas Institucionais Territórios de Educação e Cultura
Info

Territórios de Educação e Cultura

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 14/10/2021 14h23

Conheça o Programa Institucional Territórios de Educação e Cultura

Neste programa, integram-se ações de pesquisa, formação, articulação em rede e partilha do conhecimento, cujo desenvolvimento deve promover o fortalecimento da Fundaj, por meio de ampliação do seu reconhecimento nos cenários nacional e internacional, no campo da produção de conhecimentos sobre as interdependências entre educação e cultura, sobretudo em termos de políticas e programas. Desenhado de forma colaborativa entre pesquisadores, analistas e assistentes de C&T das diferentes áreas de atuação institucional e de profissionais de instituições parceiras, o Programa amplia a compreensão e adesão interna, bem como o reconhecimento externo ao novo projeto institucional. Estamos alinhados ao entendimento, expresso no PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2019), de que "não é possível separar educação e cultura quanto se trata de encontrar respostas para os grandes desafios contemporâneos da convivência social, do desenvolvimento justo e sustentável, da participação igualitária de todos os cidadãos na discussão  e tomada de decisões públicas, em sociedades marcadas pela pluralidade e por enormes e persistentes desigualdades, em escala local e global." Adotamos a compreensão de que o território é definido pelas práticas sociais, que mobilizam pessoas e grupos sociais em redes de relacionamentos de abrangência local, regional e (trans)nacional.

A qualidade da educação e a elaboração de indicadores para subsidiar políticas de educação e cultura

Com o objetivo de elencar indicadores para subsidiar políticas que fazem a interação entre educação e cultura, a pesquisa está vinculada a demanda emergente de construir elementos para o fortalecimento de políticas que fortalecem esses dois campos. O trabalho contribui com a agenda da Educação e Cultura, do Ministério da Cultura, e tem como meta desenvolver uma articulação com a Secretaria de Educação para a Diversidade (SECADI) e a Secretaria de Educação Básica. A pesquisa observa as práticas, a partir da ótica dos sujeitos, considerados protagonistas no processo de aprendizagem e produtores de cultura. Além de analisar os fatos coletados em campo, a pesquisa produz indicadores que contribui para balizar as políticas existentes ou apontar a criação de novas.

Coordenador: Maurício Antunes
Contato: mauricio.antunes@fundaj.gov.br

Avaliação das políticas de educação e cultura nos territórios

O objetivo principal é desenvolver uma pesquisa quantitativa de avaliação das políticas e práticas existentes nas escolas do ensino fundamental a partir de uma amostra estratificada por estado, com o foco de identificar os aspectos que intervém na relação entre educação e cultura nos territórios educativos e suas relações nos processos de ensino-aprendizagem.  A pesquisa busca contribuir na reflexão sobre as políticas e tem como desdobramento ações de socialização e formação, além de articulação em rede e produção científica na área.

Coordenadora: Cibele Rodrigues
Contato: cibele.rodrigues@fundaj.gov.br

Avaliação do Proinfância na Região : Acesso e qualidade da Educação Infantil em questão

A pesquisa analisa as políticas da educação infantil e sua trajetória através da formulação, produção de textos, implementação e resultados considerando os diferentes atores na articulação entre macro e microcontextos, no sentido de subsidiar a formulação e efetivação de ações de políticas públicas dirigidas à Educação Infantil. A pesquisa está sendo realizada em três etapas: 1- análise da legislação e dos documentos oficiais sobre o tema; 2-levantamento das unidades construídas e dos estágios de construção nos municípios dos estados do Nordeste; 3- atendimento em unidades em funcionamento

Coordenadora: Patrícia Simões
Contato: patricia.simoes@fundaj.gov.br

Cultura visual e educação

A pesquisa promove o debate e fomenta a produção de conhecimento em torno das relações entre educação e cultura, focada no campos dos estudos da cultura visual e sua contribuição para o pensamento crítico. A pesquisa é desenvolvida em duas frentes: 1-produção e partilha do conhecimento, no sentido de formar cidadãos mais aptos à realização da leitura crítica e reflexiva das imagens; 2- democratização do acesso aos equipamentos culturais da instituição como forma de integração da sociedade com os acervos e a produção artística contemporânea.

Coordenadora: Ana Carmen Palhares
Contato: ana.palhares@fundaj.gov.br

Memória Social na Escola

O projeto se utiliza da memória social no ambiente escolar como metodologia de patrimonialização de processos históricos e socioculturais da escola e da comunidade onde está inserida. A pesquisa permite o desenvolvimento de conteúdos das áreas de Humanidades, Comunicação e Cultura Visual, tendo como eixo transversal a linguagem textual e as novas tecnologias digitais e dispositivos móveis. “Memória Social na Escola” foi construída em conjunto com gestores e professores da rede pública em parceria com o Museu do Homem do Nordeste.

Coordenador: Edna Silva
Contato: edna.silva@fundaj.gov.br

Museus como espaço de inclusão social, pesquisa-ação com jovens dos entornos e a formulação de propostas de Educação em Museus

O trabalho volta-se para atender os jovens do entorno desses espaços com a preocupação em atender ao disposto na legislação museal e no Estatuto da Juventude, de promover cultura e educação com qualidade para este segmento. O objetivo da pesquisa é dar visibilidade a esta lacuna entre o “legal” e o “real” das práticas educativas a partir do mapeamento das ações desenvolvidas pelos museus para o segmento juvenil, em nível nacional, através da Rede de Educadores de Museus. A intenção é contribuir com o protagonismo juvenil para a construção de alternativas para o complexo museológico da Fundação Joaquim Nabuco e outros espaços do país, no sentido de fortalecer seus papeis sociais e educativos.

Coordenadora: Graça Vasconcelos 
Contato: graca.vasconcelos@fundaj.gov.br

O Programa Mais Cultura nas Escolas do Recife: de que interdependência entre educação e cultura estamos falando?

O programa pretende assegurar a realização de atividades culturais em escolas do Programa Mais Educação como forma de destacar a importância da escola como espaço para a vivência democrática. As escolas promove, através do programa, a ampliação da jornada escolar para o mínimo de sete horas diárias, visando a implementação da educação integral na rede pública. O projeto avalia a implementação do programa em 16 escolas públicas e investiga em que medida a implantação do Programa Mais Cultura nas Escolas atende aos objetivos de integração entre cultura e educação anunciados em seus estatutos legais.

Coordenadora: Mônica Monteiro
Contato: monica.monteiro@fundaj.gov.br

Práticas de Memória Social a partir da parceria museu-escola-comunidade

Promovido pelo Museu do Homem do Nordeste, o projeto tem o objetivo de construir coletivamente uma metodologia de trabalho que aproxime a escola da comunidade onde está inserida, através do desenvolvimento de projetos que procuram compreender os mais variados aspectos da comunidade, dando visibilidade aos processos de memória ali existentes.

Coordenadora: Isabelle dos Santos França
Dissertação de Mestrado

Memorial Anísio Teixeira, Presente!

O projeto Memorial Anísio Teixeira, Presente! constitui um reconhecimento à obra do educador em Pernambuco: o Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Pernambuco (CRPE/PE), inaugurado  em 1957, sob a direção de Gilberto Freyre, e ampliado em 1961 com a implantação da Escola Experimental (EE), parte do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE) e da rede de centros regionais, que desenvolviam atividades de pesquisa e ensino voltadas para a elaboração de uma política educacional nacional de caráter científico. Com a sua extinção, em 1975, as duas instituições foram absorvidas pela Fundaj, caracterizando-se como um rico acervo documental, objeto do trabalho de formação do Memorial, que, assim, contribuirá para ampliar a produção acadêmica sobre o CRPE/PE, que, somente a partir da descoberta do Gilberto Freyre educador vem despertando o interesse de pesquisadores.

Coordenadora: Semada Ribeiro
Contato: semada.ribeiro@fundaj.gov.br

 

  • Des-Composição Pedagógica
  • IV Seminário do Programas Institucionais - Panorama dos Museus Comunitários do Brasil
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso a Informação
    • Ações e Programas
      • Ações e Programas
      • Metas Institucionais
      • Renúncia de Receitas
      • Fundo de Amparo ao trabalhador – FAT
      • Consultores Unesco
      • Planejamento Institucional
    • Auditoria
      • Plano Anual de Auditoria Interna - PAINT
      • Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna - RAINT
      • Relatórios da CGU
      • Relatórios de Gestão
      • Parecer de Auditoria Interna sobre a Prestação de Contas Anual
    • Comissão de Ética Setorial
      • Dados
    • Corregedoria
    • Convênios e Transferências
      • Convênios e outros acordos firmados pela Fundaj
      • Transferências de Recursos
    • Dados Abertos
    • Gastos com a prevenção Covid- 19
    • Informações Classificadas
      • Formulários
      • Formulários
    • Institucional
      • Agenda de Autoridades
      • Quem é Quem
      • Horários de funcionamento e atendimento ao público.
      • Estatuto e Regimento
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Principais cargos / Informações dos principais cargos
      • Classificação dos Riscos dos Processos Finalísticos
      • Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD
      • Perfil Profissional
    • Licitações e Contratos
      • Para acompanhar Licitações a partir de Janeiro de 2024, em diante
      • Para acompanhar Licitações antigas, até Dezembro de 2023
      • Contratos
      • Detalhamento dos contratos
      • Consulta de Licitações
    • Participação Social
      • Participação Social
      • Serviço de Informação ao Cidadão
      • Ouvidoria da Fundaj
      • Formulários
      • Resoluções do Conselho Diretor
    • Perguntas Frequentes
    • Planejamento Estratégico
    • Política de Segurança da Informação
    • Receitas e Despesas
      • Cursos e Capacitaçōes de Servidores
      • Detalhamento de Viagens e Serviços - Portal da Transparência
      • Detalhamento da Receita Pública - Portal da Transparência
      • Orçamento de Despesa Pública - Portal da Transparência
    • Serviço de informação ao Cidadão - SIC
    • Servidores
      • Servidores Fundaj
      • Terceirizados
    • e-SIC
    • Transparência Fundaj
      • Transparência Fundaj
  • Assuntos
    • A Fundaj
      • Imagens da Fundaj
    • Personalidades
      • Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo
      • Gilberto Freyre
      • Josué Apolônio de Castro
    • Endereços Fundaj
      • Diretorias
      • Bibliotecas
      • Auditorios
      • Espaços Culturais
      • Salas
      • Livrarias
    • Documentos Oficiais
      • Relatórios de Gestão
      • Estatuto
      • Regimento interno
      • Contas anuais
      • PDTI - Fundaj
      • Demonstrações Contábeis
    • Força de Trabalho
    • Manual de Marca
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria da Fundaj
      • Ouvidoria da Fundaj
      • O Ouvidor
      • História da Ouvidoria
      • Perguntas Frequentes
      • Relatórios da Ouvidoria
      • Notícias da Ouvidoria
      • Sites Oficiais do Governo Federal
      • Contatos
      • Carta de Serviços ao Cidadão
      • Chamamento Público
      • Painel Resolveu
      • Fluxos do Atendimento
      • Legislação
      • Formulários de Manifestação
      • Integridade no Governo Federal - Venha Conhecer!
      • Conselhos de Usuários de Serviços Públicos - Perguntas e Respostas
      • Painel de Integridade Pública
      • Plano Anual de Trabalho
      • Fluxos do Atendimento
    • Atendimento à imprensa
      • Atendimento à imprensa
  • Centrais de Conteúdo
    • Notícias
    • Boletins de Notícias
      • Mensagem da Presidenta
      • Boletins de Notícias
    • Carnaval - Um enredo preservado pela Fundação Joaquim Nabuco em seus 75 anos
    • Twitter
    • Facebook
    • Instagram
    • Youtube
    • Fundaj na Mídia
      • Impresso/Site
      • Rádio
      • TV
    • Outros
      • Planilhas
      • Textos
      • Relatórios
      • Imagens
      • Notícias
  • Composição
    • Presidência
      • Agenda da Presidente MARCIA ANGELA DA SILVA AGUIAR
      • Carta ao Cidadão
      • Missão, Visão e Valores
      • Cooperação Internacional
      • Seminário de Tropicologia
      • Programas Institucionais
      • Comissão de Ética
      • Portarias
    • DIPES
      • Quem somos?
      • Agenda do Diretor
      • Informativo Mensal
      • Centro de Estudos de Cultura, Identidade e Memória - CECIM
      • Centro de Estudo em Dinâmicas Sociais e Territoriais - CEDIST
      • Laboratório de Informações Sociais - LAIS
      • Grupos de Pesquisa
      • Publicações
      • Eventos
      • PIBIC
      • Macroprocessos
      • 9º epePE
      • Sala Segura Sedap / Fundaj
    • DIFOR
      • A Difor
      • Cursos
      • Editais
      • Projetos Permanentes
      • Agenda da Diretoria
      • Fale com a Difor
      • Informativo Mensal
    • DIMECA
      • Agenda do Diretor
      • Acervos Históricos e Documentais
      • Acervo Digital (Site antigo)
      • Biblioteca
      • Coordenação-Geral de Estudos da História Brasileira (Cehibra)
      • Coordenação de Museologia
      • Fluxograma dos Processos Mapeados
      • Fluxograma dos Processos Mapeados
      • Laborarte
      • Museu do Homem do Nordeste
      • Unidade de Artes Visuais
      • Editora Massangana
    • DIPLAD
      • Agenda do Diretor
      • Equipe de TI
      • Pagamentos da Fundaj
  • Cursos
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Flickr
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca