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Avaliação de Resultado da Gestão e Práticas Pedagógicas do Programa Mais Educação no Território Brasileiro

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Publicado em 11/08/2023 14h34 Atualizado em 24/01/2024 15h43

Nome da Pesquisa: Avaliação de Resultado da Gestão e Práticas Pedagógicas do Programa Mais Educação no Território Brasileiro


Data: 2018

Coordenador(a): Cibele Maria Lima Rodrigues

Resumo: O presente projeto se insere no contexto do acompanhamento das estratégias de implementação do Plano Nacional de Educação (2011-2020). Diante da necessidade de aprimoramento das políticas públicas de Educação Básica, a pesquisa tem como objetivo avaliar os resultados do Programa Mais Educação, analisando como a Educação Integral se materializa nas práticas pedagógicas e de gestão. O problema da pesquisa está relacionado com o seguinte questionamento: quais os resultados da gestão e práticas pedagógicas do Programa Mais Educação no território brasileiro? O referido programa propõe atividades socioeducativas com o objetivo de melhorar a aprendizagem do ensino fundamental público no país, ofertando jornada escolar integral, além de propor uma reestruturação no currículo. Para tanto, a pesquisa se desenvolveu em duas fases, sendo a primeira qualitativa e a segunda quantitativa. A fase qualitativa encerrou em 2015, abrangendo 28 escolas de quatro capitais nordestinas (Aracaju, Maceió, Fortaleza e João Pessoa). Na fase quantitativa foram pesquisadas 1.637 escolas (distribuídas em 861 municípios em todos os estados e no distrito federal). Foram também entrevistados 1.562 professores comunitários. Devido ao fato de não existirem cadastros dos monitores e estudantes, não foi possível definir uma amostra representativa para esses sujeitos, no entanto, decidiu-se por coletar informações deles por considerá-los importantes no processo de avaliação do programa. Os primeiros por participarem diretamente da execução das atividades e os alunos por serem os sujeitos para os quais se direciona o processo de ensino-aprendizagem. Em cada escola foi escolhido, de forma intencional, um monitor e um aluno (maior de 12 anos). Sendo assim, suas respostas são complementares à análise quantitativa e são relevantes por terem sido 1.575 monitores e 1.232 alunos, distribuídos em todo o país. As secretarias municipais somente foram incluídas nas cidades em que havia escolas municipais sorteadas, por essa razão se tem informações de 606 secretarias, das quais 23 são estaduais.

Apresentação:

A avaliação do funcionamento e resultados do Programa Mais Educação no Brasil é o objetivo da pesquisa AVALIAÇÃO DE RESULTADOS DA GESTÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO BRASIL. Trata-se de uma pesquisa quantitativa que teve como referência as 45.492 escolas que fizeram adesão ao Programa em 2013, segundo dados fornecidos pela Diretoria de Currículos e Educação Integral do Ministério da Educação (MEC). Ao final, foram 1.638 escolas (distribuídas em 861 municípios), sorteadas aleatoriamente, com base em parâmetros estatísticos de estratificação, que garantem a proporcionalidade da distribuição por estado e por dependência administrativa. O dimensionamento da amostra foi efetuado considerando estimativas geradas com coeficiente de variação tolerável de 0,013 (1,3%), e nível de confiança 95%. Para mais detalhes do plano amostral está disponível o conjunto de relatórios do desenho amostral em arquivos em anexo abaixo.
O Programa é uma iniciativa do governo federal para induzir a elaboração de uma política de educação em tempo integral para o ensino fundamental, em colaboração com entes federados, com o objetivo primordial de melhoria da aprendizagem. Está ancorado em uma concepção de educação integral que tem por princípio “a articulação das disciplinas curriculares com diferentes campos de conhecimento e práticas socioculturais”, por meio do diálogo entre conteúdos escolares e saberes locais (Decreto nº 70983/2010), consideram os sujeitos em suas múltiplas dimensões, quais sejam, cognitivas, corporais e sensitivas. Nessa compreensão, os processos de aprendizagem concebem o ser humano como um todo, sobretudo, despertando seu desejo por aprender. Desde sua criação em 2007, o Programa Mais Educação teve um crescimento vertiginoso, passando de 1.380 escolas para quase 60 mil em 2013.
A pesquisa teve como foco a implementação do programa nas escolas. Com base na amostra aleatória, foram ouvidos dirigentes escolares e professores comunitários das escolas. Para coletar informações adicionais das práticas, também foram incluídos alunos, monitores e representantes das secretarias de educação. O fato de não existir um cadastro oficial dos alunos e monitores que participam do Programa impossibilitou que fosse calculada uma amostra representativa destes. Foi indicado para uma sondagem exploratória escolha de um aluno e de um monitor por escola. Ao final, foram validadas as respostas de 1.232 alunos e 1574 monitores.
Os arquivos disponibilizados não fornecem o nome das escolas e/ou dos respondentes por questões éticas. Caso a identificação da escola seja central para o usuário dos dados, solicitamos que entrem em contato com a equipe do NEES para ajustar os procedimentos de uso de nossas instalações para gerar os cálculos necessários. 
 Bases de dados: Dicionários:  Plano Amostral:
Aluno Aluno Relatório 1
Gestor Gestor Relatório 2
Monitor Monitor Relatório 3
Secretaria Secretaria
Perfil da amostra e dos respondentes
Avaliacao estudantes
Percepções sobre os resultados do programa
Avaliação de resultados da gestão e práticas pedagógicas do programa mais educação no Brasil
Desempenho dos estudantes
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Avaliação do funcionamento
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Mudanças na vida do estudante
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Principais problemas
Avaliação de resultados da gestão e práticas pedagógicas do programa mais educação no Brasil.
Percepção
Avaliação de resultados da gestão e práticas pedagógicas do programa mais educação no Brasil.
Educação e Pesquisa

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