Notícias
Programação no Engenho Massangana promove cultura e criatividade no Carnaval 2026
Memória, cultura e muita alegria no carnaval do Engenho Massangana: o equipamento cultural da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) recebe mais uma edição da programação especial carnavalesca Massangana em Folia nas manhãs dos dias 27 e 28 de fevereiro. Com atividades gratuitas e abertas ao público, o evento especial reafirma o papel do Engenho como espaço de educação, diálogo e valorização da cultura popular.
Na sexta-feira (27/02), às 10h, o espaço recebe oficina de confecção coletiva da cabeça de uma La Ursa, adereço característico do nosso carnaval. A ideia da experiência é resgatar técnicas artesanais e narrativas ligadas ao Carnaval tradicional, e estimular a criatividade, o trabalho manual e o reconhecimento desse personagem tão conhecido do público como patrimônio cultural imaterial.
Já no sábado (28/02), às 9h, é hora da saída do Bloquinho da Massangana. O desfile carnavalesco percorre a área verde do Engenho e a comunidade local ao som de marchinhas e ritmos da folia. Ambas as ações são voltadas para todos os públicos, especialmente crianças, adolescentes e jovens das comunidades do entorno e visitantes do museu. Por meio da construção coletiva da troça, busca-se fortalecer os laços comunitários e o sentimento de participação ativa do público na cultura local.
Henrique Cruz, museólogo da Fundaj, destaca o Massangana em Folia como mais uma das atividades promovidas para aproximar o espaço do Engenho com a comunidade local. Tanto a associação de moradores como as escolas do entorno farão parte da atividade. "A programação é muito importante para haver essa integração, uma vez que os moradores do entorno são os principais usuários do Engenho, utilizando os espaços o ano todo para diferentes atividades. Não faz sentido haver um equipamento cultural ali somente para turistas, que são um público importante. O foco tem que ser maior na comunidade”, disse.
“O Massangana em Folia visa a celebração no espaço do museu para torná-lo um espaço vivo e de criação”, destaca Edvânia Tatiana, educadora do Engenho, à frente da iniciativa.
Programação
27/02 — 10h — Oficina: Confecção Cabeça da La Ursa
Confecção coletiva da cabeça de uma La ursa, adereço das manifestações carnavalescas,
considerando seu significado e importância, e utilizando técnicas artesanais com
materiais primários como papelão, papel A4, cola branca e tinta guache.
28/02 — 9h — Bloquinho do Massangana
Vivência da tradicional troça/bloquinho do Engenho Massangana. A ação acontece coletivamente, entre o educativo do engenho, moradores da comunidade e visitantes, que simulam um cortejo pela área verde do museu e/ou comunidade, entoando as marchinhas e ritmos que fazem alusão ao período carnavalesco.