Notícias
Fundaj promove Conferência Internacional sobre Cristianismo Mundial
O crescimento do Cristianismo e o entendimento de que ele é um movimento não só religioso, como também social e político, levou ao aumento dos estudos sobre a diversidade de práticas e crenças cristãs em todo o mundo. Diante deste cenário, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) vai receber e organizar a VII Conferência sobre Cristianismo Mundial (World Christianity Conference).
O evento acontece pela primeira vez na América Latina, com programação de 9 a 13 de março, no campus da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), entre os dias 9 e 11, e no campus Gilberto Freyre da Fundaj, em Casa Forte, nos dias 12 e 13.
Promovido em parceria entre o Seminário Teológico de Princeton (EUA), a Unicap, a Fundaj e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o encontro no Recife terá como tema central a “Construção de Fronteiras, Entrelaçamentos Locais e Convivialidade no Cristianismo Mundial”. Os participantes vêm das áreas das ciências da religião, teologia e ciências sociais.
A sétima edição da Conferência sobre Cristianismo Mundial vai discutir as dinâmicas de construção de fronteiras, entrelaçamentos e convivência religiosas ao redor do globo. Em um debate interdisciplinar, o evento analisará a temática a partir de tópicos como delimitação religiosa, ecumenismo, zonas de fronteira, dinâmicas de poder e justiça social em todas as dimensões de gênero, orientação sexual, pobreza, cultura, identidade, etnicidade, raça, mídia, meio ambiente, povos indígenas, igrejas indígenas, comunidades marginalizadas, nacionalismo, migração e diáspora.
Para o pesquisador da Fundaj Joanildo Burity, especialista no tema a partir de reflexões sobre conservadorismo, populismo e sionismo cristão nos últimos anos, e um dos coordenadores científicos da conferência, “o evento se inscreve bem na preocupação da Fundaj com questões de participação social, desigualdades, cultura e impactos locais de processos globais, inclusive no campo da educação”.
Além dele, organizam o encontro os professores Jéssica Duarte (Fundaj), Afe Adogame, Raimundo Barreto, Soojin Chung (Princeton), Valdenice José Raimundo (Unicap) e Gustavo Gilson Oliveira (UFPE).
“O evento discutirá as formas de inserção do cristianismo no mundo contemporâneo, no contexto do acirramento de conflitos, crise climática, crise migratória, ascensão do conservadorismo político e religioso. O encontro também permite um diálogo direto entre três campos disciplinares que estudam a religião: as ciências sociais (onde os grupos de pesquisa da Fundaj e da UFPE que participam da organização do evento se situam), as ciências da religião e a teologia (onde entram os grupos de Princeton e da Unicap)”, explica o pesquisador da Fundaj.
A programação está disponível no link: https://wcconference.ptsem.edu