Notícias
Fundaj participa de ato em homenagem a Paulo Freire
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) participou, na sexta-feira (19), do Ato Político-Pedagógico-Cultural Paulo Freire em Setembro, evento anual promovido pela Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em celebração ao aniversário de nascimento do educador brasileiro.
A edição deste ano marcou os 20 anos da Cátedra Paulo Freire, situada no campus da Universidade, e também o aniversário do educador como Patrono da Educação Brasileira, tendo como tema central “A Escola Pública que Defendemos”. Realizado no Lago do Cavouco, em frente à imagem de Freire, o ato destacou a importância histórica e social da escola pública como direito fundamental.
Representando a Fundaj, a presidenta da instituição, Márcia Ângela Aguiar, ressaltou a atualidade do pensamento freireano. “A contribuição de Paulo Freire foi, no início, subestimada e pouco compreendida. Hoje, diante de desafios complexos, seu legado deve servir como estímulo à inovação e à criação.”
Além da Fundaj, estiveram presentes o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), o Sindicato dos Professores do Recife (Simpere), Fórum Estadual de Educação, a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Unifafire, entre outras instituições. O evento contou ainda com apresentações culturais de escolas públicas estaduais de Pernambuco.
A diretora do Sintepe, Katiane Silva, também destacou a necessidade de defender a escola pública. "A escola pública que defendemos é a que promove o pensamento crítico e, para isso, acolhe os diferentes saberes construídos a partir de visões de mundo diversas. É uma escola que inclui e acolhe as diferenças", pontuou. Ao final do evento, o público cantou parabéns a Freire, com direito a bolo de aniversário.