Notícias
Fundaj inicia a programação de filmes em 2025 com o Clássico Nosferatu exibido na primeira sessão À Meia-Noite Te Levarei ao Cinema de 2025
As garras e os dentes afiados do icônico Conde Orlok alcançam o público neste sábado (04/01). O clássico “Nosferatu” (1922), de Friedrich Wilhelm Murnau, é o primeiro título de 2025 a ser exibido na faixa À Meia-Noite Te Levarei ao Cinema do Cinema da Fundação, em sessão às 23h59.
Assim como Metrópolis (1927), de Fritz Lang, o filme é um exemplo do expressionismo alemão, caracterizado pelo exagero nas caracterizações e cenários, com tintas carregadas na temática e nas emoções retratadas. Trata-se de um dos primeiros exemplares do que hoje conhecemos como cinema de terror, que trilhou um caminho um tanto inusitado em meio à história cinematográfica.
Baseado em “Drácula” (1897), romance gótico do irlandês Bram Stoker, “Nosferatu” foi produzido sem a autorização dos detentores dos direitos autorais, com mudanças nos nomes de personagens na tentativa de burlar repercussões jurídicas. Após processo da família do escritor, a destruição total das cópias do filme foi ordenada pela justiça. Porém, alguns exemplares sobreviveram, permitindo a popularização do título com o passar das décadas.
Na trama do clássico do cinema mudo, o vampiro Conde Orlok (Max Schreck) se muda para a cidade de Wisborg, na Alemanha do século 18. Além de aterrorizar os habitantes locais, ele se encanta por Ellen (Greta Schröder), amada do corretor de imóveis Thomas Hutter (Gustav von Wangenheim).
A exibição do filme ganha contornos especiais por acontecer paralelamente à estreia de seu remake no Cinema da Fundação. “Nosferatu” (2024) é dirigido por Robert Eggers, artista por trás de obras como o folk horror “A Bruxa” (2015), e o horror psicológico “O Farol” (2019). A releitura traz Bill Skarsgard no papel título, com Nicholas Hoult e Lily-Rose Depp como o casal Hutter. Com sessões diárias na Sala Derby do Cinema da Fundação, o novo filme vem se tornando um sucesso mundial nas últimas semanas. Em seus seis primeiros dias de lançamento mundial, a produção já acumula mais de US$48 milhões em bilheteria.
“Todos que verão o novo filme lembrarão do original. Vamos dar a oportunidade de refrescar a memória de todos oferecendo essa sessão especial da meia noite”, destaca Luiz Joaquim, coordenador do Cinema da Fundação. “É sempre importante relembrar os espectadores, principalmente aos jovens, que o cinema já era grandioso há mais de 100 anos. Às vezes mais grandioso do que aquele que é feito hoje”.
Os ingressos para a exibição de “Nosferatu” na faixa À Meia-Noite Te Levarei ao Cinema serão disponibilizados na bilheteria da Sala Derby em dois momentos no sábado (4): em venda antecipada, das 18h às 18h50 (48 ingressos serão disponibilizados nesse horário), e em venda regular, a partir das 23h (restante dos ingressos).
Serviço:
À Meia-Noite Te Levarei ao Cinema
Filme: Nosferatu (Brasil, 1922), de Friedrich Wilhelm Murnau.
Local: Sala Derby do Cinema da Fundação
Rua Henrique Dias, 609, Derby
Data: 4 de janeiro
Hora: 23h59
Classificação indicativa: 12 anos
Ingresso: R$ 7,00 (preço único)
Venda dos ingressos diretamente na bilheteria do cinema (bilheteria abre uma hora antes da sessão)
IMPORTANTE - Haverá venda antecipada de 48 ingressos na bilheteria no sábado (4), entre 18h e 18h50.