Notícias
Fundaj divulga resultado de inscrições homologadas em quatro cursos de especialização
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) divulgou nesta sexta-feira, 15 de agosto, o resultado das inscrições homologadas para quatro cursos de especialização promovidos por meio da Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor). A homologação das inscrições é uma das etapas do processo seletivo e a relação com os nomes dos candidatos e candidatas que tiveram as inscrições aceitas está disponível para consulta.
As especializações abrangem diferentes áreas do conhecimento e serão ofertadas nas modalidades presencial e a distância, com 50 vagas cada. Confira:
Especialização em Arte e Educação em uma perspectiva descolonizadora
O curso tem como objetivo aprimorar a formação de professores e educadores interessados em aprofundar conteúdos com ênfase na arte e na educação indígena, considerando matrizes do conhecimento sociocultural e socioambiental de povos ancestrais.
Especialização em Infância e Educação Infantil
Voltado à formação continuada de gestores e profissionais que atuam na educação infantil, o curso busca promover atualização sobre questões emergentes do debate educacional, aprofundar discussões teóricas relevantes e incentivar a troca de experiências entre profissionais da área.
Especialização em Planejamento e Pesquisa Educacional
A proposta do curso é preparar profissionais para planejar, estruturar projetos e viabilizar pesquisas que atendam às demandas educacionais.
Especialização em Educação Intercultural em Saúde e Antropologia
Oferecido na modalidade a distância, o curso visa ao aprofundamento e atualização do conhecimento sobre interculturalidade e saúde, considerando diferentes grupos sociais, como povos indígenas, comunidades quilombolas, migrantes e refugiados, assentados, trabalhadores rurais, população LGBTQIA+, mulheres, comunidade cigana e pessoas em situação de rua. Também busca o alinhamento com a Política Pública de Saúde e o fortalecimento de estudos técnico-científicos sobre o tema.
Os cursos são gratuitos e fazem parte das ações da Fundaj voltadas ao fortalecimento da formação acadêmica e profissional, contribuindo para a difusão do conhecimento e o desenvolvimento de competências nas áreas contempladas. A lista completa de inscrições homologadas e as orientações sobre as próximas etapas da seleção podem ser acessadas nos editais específicos de cada curso, e também na aba de editais da Difor (https://www.gov.br/fundaj/pt-br/composicao/difor/editais).