Notícias

HOMENAGEM

Servidora da Fundacentro deixa legado para a SST

Maria Muccillo faleceu nesta quarta, 24 de março, em Porto Alegre/RS
Publicado em 24/03/2021 17h50 Atualizado em 24/03/2021 17h52

A tecnologista da Fundacentro, Maria Muccillo, faleceu nesta quarta, 24 de março, em Porto Alegre/RS. Técnica de segurança e pedagoga, trabalhava na Unidade Descentralizada do Rio Grande do Sul desde março de 1980. Nesses 41 anos, ajudou a construir a história da instituição e contribuiu para a melhora das condições de trabalho, atuando em defesa da saúde e segurança dos trabalhadores.

Atualmente Muccillo estava envolvida nos projetos “Pintura Imobiliária em Condições Seguras e Saudáveis” e “Translação de Conhecimentos sobre Controle de Riscos Ocupacionais por meio de Folhetos Técnicos ('leaflet')”. Também atuava no desenvolvimento do curso virtual “Segurança em Máquinas e Equipamentos – NR 12”.

Durante a sua trajetória, sempre investiu em formação. No Brasil, especializou-se em orientação educacional pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras (1988). Em 1997, fez aperfeiçoamento para agentes de inspeção do trabalho na área portuária pelo Centro Internacional de Formação da OIT (Organização Internacional do Trabalho) em Turim, na Itália. Em 2000, participou do curso de Planejamento de Programas baseado em Competências, também no Centro da OIT. O conhecimento recebido foi multiplicado em cursos que ela deu em vários países da América Latina.

Na Fundacentro, chegou a ser assessora da Presidência, chefe técnica e chefe da Unidade Descentralizada do Rio Grande do Sul. Desenvolveu trabalhos em diversos setores, por exemplo, portuário, frigoríficos e indústria da construção. Em nota de pesar, o Projeto Nacional de Frigoríficos do Ministério Público do Trabalho destacou a atuação da tecnologista da Fundacentro nesses setores e na proteção coletiva de máquinas e equipamentos.

A Presidência da Fundacentro e colegas de trabalho também expressaram o pesar pela perda em comunicado interno para os servidores: “Só temos a agradecer por sua contribuição. Temos a certeza de que o mesmo sentimento de agradecimento e dor é compartilhado por todos, como temos visto nas mensagens enviadas por servidores do CTN e das UDs”.

As condolências também foram expressas pelos servidores que atuavam com ela no Rio Grande do Sul: “Os servidores da UDRS, com pesar, lamentam a perda da colega Maria Muccillo. Servidora  há mais de 40 anos da Instituição, profissional extremamente dedicada, foi referência na área de SST, dedicando sua vida profissional,  com destacada atuação nas causas em prol da saúde do trabalhador. Estendemos nossas condolências aos familiares nesse momento de dor.”

Para o tecnologista Luís Renato Andrade, que trabalhava com Muccillo desde 1988, foi possível “vivenciar sua atuação abnegada em prol da segurança e saúde no trabalho (SST)”. “Uma pessoa incrível, batalhadora incansável, que conquistava facilmente o respeito dos demais, justamente por sua excelência profissional e interesse e respeito inconteste ao trabalho e a Fundacentro, instituição que ela orgulhosamente sempre defendeu”, afirma.