Notícias

Vitrine de Projetos

Leaflet sobre “Riscos Ocupacionais no Trabalho Doméstico” está disponível para leitura

Material é resultado do Projeto Translação de conhecimentos sobre controle de riscos ocupacionais por meio de Folhetos Técnicos
Publicado em 10/06/2021 12h25 Atualizado em 11/06/2021 13h38
Card_TrabalhoDoméstico_twitter.jpeg

Sob o título “Riscos Ocupacionais no Trabalho Doméstico”, o folheto técnico (leaflet) é destinado a quem trabalha com limpeza em casas particulares, sejam trabalhadoras e trabalhadores domésticos ou diaristas.

Preocupadas em reduzir as exposições aos riscos ocupacionais e adoecimentos relacionados ao trabalho nos diversos ambientes, a equipe formada por servidoras da Fundacentro, Juliana Andrade Oliveira, Maria de Fatima Torres Faria Viegas, Karina Penariol Sanches, Thaís Maria Santiago de Moraes Barros, Leonor de Campos, Soraya Wingester Vasconcelos e Maria Muccillo (in memoriam), desenvolveu esse leaflet que traz um alerta sobre o risco de produtos químicos, em especial os de limpezas. 

As autoras informam que dependendo do quanto o produto é tóxico, bem como o quanto está em contato com a pessoa e até do organismo dela, o produto pode fazer mal à sua saúde. Ressaltam ainda que é extremamente perigoso misturar produtos diferentes ou exagerar na quantidade, sobretudo em ambientes com portas e janelas fechadas.

“Muitas vezes, usamos os produtos de limpeza dessas formas por acreditarmos que serão melhores na limpeza das casas, na purificação do ar e para matar insetos e parasitas. Mas não é o que acontece, e o perigo só aumenta”, frisam.

O folheto, direcionado às trabalhadoras e trabalhadores domésticos (diaristas, cozinheiros, babás, motoristas e cuidadores), é o primeiro de uma série. Novos leaflets serão lançados. O documento “Riscos Ocupacionais no Trabalho Doméstico” está inserido no tópico “Translação de conhecimentos sobre riscos ocupacionais”, na página Vitrine de Projetos, a qual tem o propósito de mostrar para a sociedade o conhecimento produzido pela Fundacentro no sentido de subsidiar políticas públicas que promovam o trabalho seguro, saudável e produtivo. Também é possível consultar no acervo da biblioteca da Fundacentro.