Notícias

ENCONTRO DE PESQUISA & INOVAÇÃO

Lab Talk traz experiências em Laboratórios de Inovação em Governo

Live fez parte do Encontro de Pesquisa & Inovação promovido pela Fundacentro
Publicado em 15/01/2021 17h52 Atualizado em 15/01/2021 19h12
Card-_Encontro_Fundacentro-Twitter-100 (4).jpg

Transformação digital, inovação, experiências no setor público são abordadas durante segundo Lab Talk do Encontro de Pesquisa & Inovação, “Laboratórios de Inovação em Governo”. Evento virtual ocorreu em dezembro do ano passado e contou com a presença de especialistas do Íris Lab, BID Lab, GNova e (011).lab.

 Íris Lab

 Idealizado para fazer a transformação digital do Governo do Ceará, o Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará (Íris Lab) desempenha papel estratégico no apoio às iniciativas de cultura de inovação e no uso da ciência de dados na administração pública.

 José Macedo, cientista-chefe de dados do Governo do Ceará, fala da importância do laboratório para o desenvolvimento de ações voltadas ao cidadão. “Queremos facilitar, simplificar e criar conteúdo para a população, para que todos entendam e tenham acesso à informação”, afirma Macedo.

 BID Lab

O Laboratório de inovação do grupo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID Lab) impulsiona projetos de inovação e inclusão nos países da América Latina e Caribe. Aliado a instituições públicas, privadas e ONGs, o laboratório cocria soluções que visam transformar a vida das populações da região, principalmente dos pobres e vulneráveis​, afetadas por fatores econômicos, sociais ou ambientais.

Por meio do BID ao Cubo, por exemplo, o laboratório promove o intercâmbio entre startups brasileiras e de outros países latino-americanos. “O Cubo é um projeto que visa entender como empreendedores e o governo brasileiro se conectam com a América Latina, expandir os hubs de inovação e se aproximar do setor público, promovendo a cultura de adoção de inovação”, esclarece Eduardo Azevedo, especialista em inovação no BID.

GNova 

Criado em parceria com o governo dinamarquês, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o então Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), o Laboratório de Inovação do Governo Federal (GNova) desenvolve soluções inovadoras e criativas para demandas públicas, assim como desenvolve projetos junto a instituições públicas.

João Sigora, coordenador de projetos de inovação do GNova, além de exemplificar projetos inovadores desenvolvidos pelo laboratório, explica que o GNova possui três eixos de atuação: prospecção, disseminação e experimentação. “Esses eixos são irmãos. Com eles, a gente entende o que está acontecendo no mundo da Inovação, para tentar trazer isso para o serviço público brasileiro”, afirma Sigora.

(011).lab

O Laboratório de Inovação em Governo da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo ((011).lab) é um espaço que busca estratégias para aproximar a gestão pública das pessoas. “Temos uma forma muito específica de trabalhar isso. A gente trabalha construindo com as pessoas. E quando digo pessoas, me refiro aos servidores, servidoras, cidadãos, pessoas de outros governos”, declara Vitor Fazio, Coordenador de Plataforma de Inovação e do (011).lab.

Desenhar e melhorar serviços públicos, mobilizar comunidades de prática de inovação pública e desenvolver capacidades para inovar em serviços são as três frentes de atuação do (011).lab, que busca aumentar a eficiência da administração municipal e a qualidade dos serviços prestados à população.

Lab Fundacentro

Os laboratórios de inovação têm se tornado cada vez mais populares no setor público, caracterizando-se como um ambiente de promoção da inovação por meio da experimentação.

"A partir do ano de 2020, a Fundacentro iniciou seu movimento de criação de um Laboratório de Inovação em SST, contribuindo para a construção de um ecossistema inovador com foco em Saúde e Segurança no Trabalho (SST). O Laboratório de Inovação da Fundacentro é formado por squads e conta atualmente com a colaboração de 20 servidores da instituição. Esta iniciativa faz parte desse novo mindset para resolução de problemas complexos através de inovação", afirma a diretora de Pesquisa Aplicada da instituição, Erika Benevides.

Durante o último dia do Encontro de Pesquisa & Inovação, o Laboratório de Inovação da Fundacentro foi apresentado ao público. Para conhecer detalhadamente essa iniciativa da instituição, acesse a live de apresentação do Laboratório.

 Saiba mais

 Assista ao LAB TALK [#2] - Laboratórios de Inovação em Governo e entenda mais sobre esta tendência em inovação.