Notícias

28 DE ABRIL

Resiliência marca celebração de 28 de abril

Webinar promovido pela Fundacentro acontece na próxima quarta-feira, 28, às 14h.
Publicado em 23/04/2021 11h35 Atualizado em 26/04/2021 09h59
webinar_28deabril_2021.jpg

O Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho é celebrado em 28 de abril. A data também é considerada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Em 2021, a OIT chama atenção para a resiliência no gerenciamento de crises. Atenta a essa questão, na data, a Fundacentro e a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) realizam Webinar, que será transmitido no canal youtube.com/fundacentrooficial. O evento faz parte da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat 2021).

De acordo com a OIT, mais de 2,78 milhões de pessoas morrem em decorrência de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho e aproximadamente 374 milhões de acidentes não fatais são registrados todos os anos.

O 28 de abril se tornou um dia importante para a SST, pois é uma data que busca conscientizar sobre as dimensões e consequências dos acidentes, lesões e doenças relacionadas ao trabalho e colocar a saúde e a segurança de todos os trabalhadores na agenda mundial, estimulando assim boas práticas.

Crise pandêmica

A pandemia da Covid-19 levou governos, empregadores, trabalhadores e a população em geral a enfrentar grandes adversidades, não só de ordem epidemiológica, social, política e cultural, mas também no que diz respeito ao mundo do trabalho.

Risco de transmissão do vírus nos locais de trabalho, mudança na organização do trabalho, dependência generalizada do teleatendimento e riscos de segurança e saúde no trabalho, inclusive riscos psicossociais e de violência, estão entre os aspectos do mundo do trabalho afetados pela pandemia.

Em vista disso, a OIT decidiu que este ano o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho terá como foco estratégias para fortalecer os sistemas nacionais de segurança e saúde ocupacional para construir resiliência, a fim de enfrentar crises agora e no futuro.

Webinar da Fundacentro

A Fundacentro e a SIT, com apoio de empregadores e trabalhadores, aproveitarão a oportunidade para realizar, em 28 de abril, o webinar “Gerenciamento de riscos ocupacionais como sistemas resilientes de SST”. O evento será transmitido, a partir das 14h, no canal do YouTube da instituição.

Durante o webinar será possível entender os princípios de um sistema de segurança e saúde no trabalho resiliente e sobre a saúde e segurança em tempos de pandemia. Outros pontos importantes a serem tratados são os desafios para a implantação do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) da NR1 e os caminhos para o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).

O evento on-line contará com a participação de representantes da Fundacentro, da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brasília (Sticombe), do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado de São Paulo (Feticom-SP) e da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

O webinar ainda conta com o apoio do Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa (ISMEP), da Câmara brasileira de BIM do DF (CBIM–DF), do Instituto Federal de Brasília (IFB), do Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho do Distrito Federal (Sintest–DF), da Associação Brasiliense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Abraest) e dos Serviços Sociais da Indústria da Construção Civil dos estados de Minas Gerais e Brasília (Seconci-MG e Seconci-DF).

Confira a programação completa no link.

Conteúdo relacionado