Notícias

EVENTO ON-LINE

Fundacentro realiza ciclo de palestras sobre nanotecnologia

No canal do YouTube da instituição, equipe multidisciplinar discutirá impactos sobre a segurança e saúde no trabalho (SST)
Publicado em 07/04/2021 12h17 Atualizado em 07/04/2021 12h22
card_twitter_nano.jpg

O Ciclo de Palestras “Nanotecnologias e seus impactos sobre a segurança e saúde no trabalho” será realizado durante o mês de maio e na primeira semana de junho com transmissão pelo canal da Fundacentro no YouTube. Um grupo multidisciplinar, com especialistas que trabalham há mais de 10 anos com o tema na instituição, será responsável pelos debates.

Os encontros on-line ocorrem nos dias 5, 12, 19 e 26 de maio e também em 2 de junho, das 16h às 17h30.

Nanotecnologia e SST

Em 5 de maio, a engenheira química e de segurança do trabalho Valéria Soares apresentará a live “Conceitos e características das nanotecnologias que guardam relação com a SST”. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tecnologista da Fundacentro, a palestrante buscará responder algumas questões:

O que são as nanotecnologias?; por que o nano tem influência distinta de outras escalas?; como a SST é impactada pelas nanopartículas?; onde já existem nanomateriais no mundo do trabalho?; quais as nanopartículas mais utilizadas?; e qual o cenário atual das nanotecnologias frente a SST?

A mediação será feita pela pesquisadora da Fundacentro, Arline Arcuri.

Efeitos sobre a saúde humana

No dia 12 de maio, a médica do Trabalho e mestre em Saúde Pública pela Fiocruz Fatima Viegas trará o tema “Potenciais efeitos dos nanomateriais sobre a saúde humana”. Na Fundacentro, Fatima atua como tecnologista.

Em sua palestra, abordará os seguintes subtemas: toxicologia versus nanotoxicologia; vias de contaminação; potenciais efeitos sobre a saúde humana; e alguns estudos sobre nanotoxicologia e para onde eles apontam.

A mediação será realizada pelo tecnologista da Fundacentro José Renato Schmidt.

Avaliação e controle de riscos – control banding (CB)

Em 19 de maio, o engenheiro de minas e de segurança do trabalho Luís Renato Andrade abordará o tema “Ferramenta prática para a avaliação e controle de riscos envolvendo nanomateriais – CB”. Doutor em Engenharia de Produção e tecnologista da Fundacentro, o palestrante irá mostrar como usar uma ferramenta de control banding para nanomateriais.

Para tanto, apresentará os pressupostos teóricos para abordar os riscos ocupacionais dos nanomateriais como o princípio da precaução; a participação dos trabalhadores; e as ferramentas qualitativas de avaliação de riscos, explicando o que é o control banding com exemplo prático de uso.

A moderação será feita pela médica Fátima Viegas.

Avaliação e controle de riscos – rede bayesiana (RB)

No dia 26 de maio, o engenheiro ambiental e de segurança do trabalho José Renato Schmidt apresentará a palestra “Novas abordagens sobre análise de perigo e riscos devido às nanotecnologias”. Doutor em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e tecnologista da Fundacentro, Schmidt mostrará o que é uma rede bayesiana de avaliação de riscos específica para nanomateriais e trará um exemplo de funcionamento dessa ferramenta.

O moderador será Luís Renato Andrade.

Convergência tecnológica e SST

A última palestra - “Aspectos da convergência tecnológica e suas implicações para SST” - ocorre em 2 de junho e será ministrada pela pesquisadora da Fundacentro Arline Arcuri, química e doutora em Físico-Química pela Universidade de São Paulo (USP).

Na live, Arline discutirá o que é a chamada convergência tecnológica, apontando a contribuição das nanotecnologias para o desenvolvimento de outras novas tecnologias e os impactos dessa convergência na saúde dos trabalhadores e no mundo do trabalho.

A moderação será realizada por Valéria Soares.