Notícias

Série de Webinars PGR

PGR possibilita processo dinâmico de melhoria contínua em prol da SST

Primeiro webinar de série da Fundacentro explicou o que é o Programa de Gerenciamento de Riscos ocupacionais
Publicado em 09/09/2020 11h13 Atualizado em 17/09/2020 16h40
Card-pós_webinars-Twitter_-8.png

Conforme previsto nas especificações da Norma Regulamentadora 1 (NR 1), o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) será exigido a partir de março de 2021. Na prática, o programa é a forma como se concretiza o gerenciamento de riscos ocupacionais. Sistemas de gestão podem atendê-lo, desde que se cumpram as exigências previstas nessa NR e em outros dispositivos legais de segurança e saúde no trabalho.

Todo este universo foi apresentado no primeiro episódio da Série de Webinars “Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais - Nova NR 1”, realizado em 21 de agosto. Participaram do debate o pesquisador Gilmar Trivelato, o tecnologista José Damásio de Aquino, ambos da Fundacentro, e o auditor fiscal do Trabalho Luiz Carlos Lumbreras. O presidente da Fundacentro, Felipe Portela, participou da abertura, e a diretora de Conhecimento e Tecnologia, Marina Battilani, foi a mediadora.

O Inventário de Riscos Ocupacionais e o Plano de Ação são os documentos mínimos exigidos pela NR 1 para compor o PGR, mas o programa não se limita a documentos. Com ele, é possível unificar o gerenciamento de forma completa. “É um processo continuado. É dinâmico. Na prática, você terá vários caminhos. PGR não é papel”, explicou Trivelato.

A partir das informações do inventário, partimos para o plano de ação. O inventário de riscos vai ter a descrição dos perigos. Vou identificar fontes, circunstâncias e os riscos gerados pelos perigos, todas as informações para fazer esta caracterização”, completou Lumbreras.

Já Damásio fez uma apresentação sobre a ISO 45001:2018, que especifica requisitos para um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho. Assim abordou ações de planejamento, hierarquia de controle de riscos (eliminação, substituição, controles de engenharia, controles administrativos e EPI), certificação voluntária e avaliação de conformidade.

Assista ao vídeo do webinar disponível no Canal da Fundacentro no YouTube.

Confira os arquivos das apresentações de Gilmar Trivelato e José Damásio de Aquino.