Notícias

Biblioteca Digital

Livro traz orientações para controle de exposição dérmica a produtos químicos

Publicação, lançada no Encontro de Pesquisa & Inovação da Fundacentro, está disponível gratuitamente em formato digital
Publicado em 31/12/2020 13h15 Atualizado em 31/12/2020 13h20
Card-Lançamento_livro-Twitter-100.jpg

O livro “Orientações Básicas para Controle da Exposição Dérmica a Produtos Químicos” foi lançado em dezembro, durante o Encontro de Pesquisa & Inovação. Para baixar a obra, basta acessar a biblioteca da Fundacentro. Esta é a quarta publicação da série “Avaliação Qualitativa de Riscos Químicos”, que também traz produções voltadas para fundições, gráficas e uma edição com orientações básicas para o controle da exposição a produtos químicos de forma geral.

Na avaliação da autora, Marcela Gerardo Ribeiro, tecnologista da Fundacentro e doutora em Química pela USP (Universidade de São Paulo), o material elaborado é autoexplicativo e baseado no conceito conhecido como “control banding”, que categoriza danos, exposição, riscos e controles em faixas. Os manuais foram desenvolvidos para facilitar a recomendação de ações preventivas, “sem esperar por avaliações complexas e dispendiosas”. Permitem, assim, “tomadas de decisão quanto à exposição e controle, mesmo em situações não óbvias”.

A nova publicação é dividida em três partes. A primeira apresenta a estrutura básica da ferramenta para auxiliar na análise e no gerenciamento dos riscos à saúde decorrentes da exposição dérmica ocupacional aos produtos químicos perigosos, suas características e limitações. A segunda traz o instrumento de coleta de dados, no qual o usuário pode registrar a avaliação realizada, e a terceira apresenta as fichas-resumo, em que podem ser colocadas o resumo da avaliação.

Exposição e controle

Segundo o livro, “o usuário é conduzido ao resultado através de uma série de perguntas relativas às propriedades dos produtos químicos, que auxiliarão na categorização do perigo em uso, e às condições de trabalho, que determinarão a exposição. Os resultados, por sua vez, são apresentados em categorias de perigo e exposição que permitem uma estimativa aproximada do risco à saúde decorrente da exposição dérmica”.

Para tanto, consideram-se três principais rotas de exposição, que contribuem em proporções distintas para a exposição dérmica em função da atividade realizada: deposição, sobre o corpo, de um produto disperso no ar; contato direto da pele com produto químico; contato por meio de superfícies contaminadas.

A exposição estimada pode ainda ser modificada (aumentada ou reduzida) em função das propriedades físico-químicas dos produtos, da existência ou ausência de controles de engenharia e dos procedimentos operacionais adotados”, explica Marcela. “O manual conduz o leitor de modo a ter o valor estimado da exposição”, completa.

Se o perigo, a exposição ou o risco avaliados mostraram-se inaceitáveis, a ferramenta sugere ações de controle para reduzir o perigo (por substituição dos produtos) ou para reduzir a exposição (controles de engenharia, reestruturação organizacional, EPI e capacitação pessoal)”, conclui a autora.

Saiba mais

Assista ao vídeo de lançamento do livro com a presença da autora.

Conheça a coleção completa “Avaliação Qualitativa de Riscos Químicos” na Biblioteca on-line da Fundacentro:

Orientações Básicas para o Controle da Exposição a Produtos Químicos em Fundições

Orientações Básicas para o Controle da Exposição a Produtos Químicos em Gráficas

Orientações Básicas para o Controle da Exposição a Produtos Químicos

Orientações Básicas para Controle da Exposição Dérmica a Produtos Químicos

Biblioteca da Fundacentro

Para acessar a biblioteca da Fundacentro de forma on-line, basta ir até o portal da instituição (gov.br/fundacentro), menu > centrais de conteúdo > biblioteca > pesquisar conteúdo. O sistema possibilita uma busca integrada no acervo físico e digital da instituição, além de englobar artigos da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (RBSO), por meio de comando de voz ou digitação de assunto, título, autor ou outro detalhe que remeta à obra. Também é possível usar filtros para refinar a busca.

No caso do acervo digital, basta clicar em acesso on-line para baixar o livro. Já ao clicar no título da obra, você acessa o registro bibliográfico e pode, por exemplo, exportar os metadados de registro em formato legível por máquina para uso em ferramentas de gerenciamento automático de referências bibliográficas, como Endnote e Refworks, ou baixar a referência normalizada conforme as diretrizes indicadas por normas como APA, MLA, Chicago e Harvard.