Notícias

Prevenção à Covid19

Guia para o enfrentamento da pandemia pelos supermercados é lançado pela Fundacentro

Publicação mostra os recursos de proteção indicados para reduzir os riscos de contaminação
Publicado em 01/10/2020 13h33 Atualizado em 14/10/2020 13h05
card_twitter_capa9-100.jpg

Características gerais sobre a doença causada pelo novo coronavírus, formas de prevenção e recomendações. Esses são os temas abordados pelo guia “Prevenção à Covid-19 - Orientações aos empregadores e trabalhadores de supermercados”, publicação lançada pela Fundacentro.

Em meio a pandemia, a Fundacentro lança este guia de orientações que complementa as recomendações do Ministério da Saúde. Nele, empregadores e trabalhadores têm acesso a informações sobre as práticas seguras de trabalho e o uso de recursos de proteção individual.

Entre as medidas que devem ser adotadas pelos supermercados, com o objetivo de reduzir o risco de contágio, indicam-se o uso de máscara, compatível com cada ramo de atividade; a instalação de barreiras físicas, de vidro ou acrílico; a restrição do número de pessoas por metro quadrado, sejam trabalhadores ou clientes; e a desinfecção dos ambientes e superfícies.

Os trabalhadores, em especial funcionários da cozinha e padeiros, não devem utilizar álcool líquido ou gel quando estiverem próximos ao fogo, para evitar o risco de queimaduras. Também deve-se manter as embalagens de álcool longe de fontes de calor, devido ao risco de incêndio e explosão, mesmo com o produto em forma de gel.

Outro ponto que merece destaque é a recomendação de triagem dos trabalhadores no início de cada turno, a fim de identificar aqueles com sintomas compatíveis com a Covid-19. Caso algum trabalhador apresente temperatura igual ou superior a 37.8°C ou qualquer um dos sintomas da doença (tosse, dor de cabeça, falta olfato, entre outros), é necessário dispensar o trabalhador de suas atividades para que o mesmo monitore seus sintomas em casa. 

A obra foi elaborada pelo pesquisador José Marçal Jackson e as tecnologistas Valéria Ramos Soares Pinto, Maria de Fátima Viegas, Soraya Wingester Vasconcelos, sob a coordenação da tecnologista Juliana Andrade Oliveira e organização da diretora de Pesquisa Aplicada Erika Benevides.

O guia integra a série “Prevenção à Covid-19”, que contém materiais destinados à preservação da saúde dos trabalhadores e da população como um todo. Confira, a seguir, as demais publicações produzidas pela Fundacentro: “Prevenção à Covid-19: Orientação aos trabalhadores em indústrias de setores essenciais: alimentícia, farmacêutica e de equipamentos hospitalares”, “Prevenção à Covid-19 - Proteção respiratória: orientações de uso frente à Covid-19” e “Prevenção à Covid-19: Orientações para prevenção e controle da Covid-19 nos locais de trabalho”.

Leia, na íntegra, o guia “Prevenção à Covid-19 - Orientações aos empregadores e trabalhadores de supermercados” acessando o link.

Ciência e Tecnologia