| Em abril de 2025, a inflação medida pelo IGP-M apresentou alta de 0,24% em relação ao mês anterior. O resultado veio acima das expectativas de mercado (intervalo de -0,33% a 0,05%; mediana de -0,08%). No ano, o IGP-M acumula alta de 1,23% até abril. Em 12 meses, o índice apresentou alta de 8,50%. |
| Mês anterior | Mês atual | Acumulado no ano | Acumulado em 12 meses | |
|---|---|---|---|---|
| IGP-M | -0,34 | 0,24 | 1,23 | 8,50 |
| IPA-M | -0,73 | 0,13 | 0,81 | 9,71 |
| Estágios | ||||
| Bens finais | 0,61 | 0,91 | 2,76 | 8,14 |
| Bens intermediários | -0,13 | 0,02 | 2,18 | 7,07 |
| Matérias primas | -1,94 | -0,30 | -1,27 | 15,81 |
| Origem | ||||
| Agrícola | 1,08 | 1,57 | 2,33 | 17,47 |
| Industrial | -1,37 | -0,39 | 0,26 | 6,92 |
| IPC-M | 0,80 | 0,46 | 2,33 | 4,64 |
| Alimentos | 1,39 | 0,80 | 4,47 | 6,16 |
| Habitação | 1,73 | 0,47 | 2,02 | 3,32 |
| Vestuário | 0,12 | 0,46 | 0,93 | 0,35 |
| Saúde e cuidados pessoais | 0,60 | 1,09 | 2,71 | 5,42 |
| Educação, leitura e recreação | -1,60 | -0,47 | -1,64 | 1,10 |
| Transportes | 0,70 | 0,04 | 2,67 | 5,90 |
| Despesas diversas | 0,60 | 0,48 | 2,19 | 9,19 |
| Comunicação | 0,68 | 0,35 | 1,01 | 2,16 |
| INCC-M | 0,38 | 0,59 | 2,21 | 7,52 |
| Materiais e serviços | 0,40 | 0,37 | 1,66 | 5,97 |
| Mão de obra | 0,35 | 0,91 | 3,01 | 9,78 |
Fonte: IBRE/FGV
Fonte: IBRE/FGV
Fonte: IBRE/FGV
| O IPA-M, que representa 60% do peso do IGP-M, apresentou alta de 0,13% em abril. No ano, acumula alta de 0,81%. Em 12 meses o índice acumula alta de 9,71%. |
O grupo de Produtos agropecuários, que representa 73% do IPA, apresentou alta de 1,57% em abril, e no acumulado em 12 meses, alta de 17,47%. Destaque para o impacto de alta no mês decorrente de Milho (em grão) (0,19 p.p.) e Bovinos (0,13 p.p.); e impacto de baixa de Arroz (em casca) (-0,05 p.p.) e Café (em grão) (-0,05 p.p.).
O grupo de Produtos industriais, que representa 27% do IPA, apresentou queda de 0,39% em abril, e no acumulado em 12 meses, alta de 6,92%. Destaque para o impacto de alta de Carne bovina (0,05 p.p.) e Automóveis para passageiros (0,04 p.p.); e impacto de baixa para Minério de ferro (-0,21 p.p.) e Óleo diesel (-0,05 p.p.).
| abril/2025 | Relativo a março | |
|---|---|---|
| Maior Contribuição | ||
| Milho (em grão) | 0,19 | -0,12 |
| Bovinos | 0,13 | 0,30 |
| Tomate | 0,06 | 0,04 |
| Menor Contribuição | ||
| Minério de ferro | -0,21 | 0,22 |
| Arroz (em casca) | -0,05 | 0,00 |
| Óleo diesel | -0,05 | -0,08 |
Fonte: IBRE/FGV
Fonte: IBRE/FGV
| O IPC-M, que representa 30% do peso do IGP-M, apresentou alta de 0,46% em abril. No ano, o IPC-M acumula alta de 2,33%. Em 12 meses o índice acumula alta de 4,64%. |
Destaque no mês para o impacto de alta decorrente do grupo Alimentação (0,17 p.p.), com maior contribuição dada por Tomate e Café em pó; e de baixa para o grupo Educação, leitura e recreação (-0,04 p.p.), com maior contribuição dada por Passagem aérea e Excursão e tour.
| abril/2025 | Relativo a março | |
|---|---|---|
| Maior Contribuição | ||
| Tomate | 0,08 | 0,05 |
| Aluguel residencial | 0,04 | -0,07 |
| Café em pó | 0,04 | -0,01 |
| Menor Contribuição | ||
| Passagem aérea | -0,05 | 0,11 |
| Tarifa de ônibus urbano | -0,02 | -0,03 |
| Arroz | -0,01 | -0,01 |
Fonte: IBRE/FGV
Fonte: IBRE/FGV
Fonte: MF/SPE
| O INCC-M, que representa 10% do peso do IGP-M, apresentou alta de 0,59%. No ano, o INCC-M acumula alta de 2,21% até abril. Em 12 meses o índice acumula alta de 7,52%. |
O grupo de Materiais e Serviços apresentou alta de
0,37% em abril e no acumulado em 12 meses, alta de
5,97%.
O grupo de Mão de obra apresentou alta de
0,91% no mês e no acumulado em 12 meses, alta de
9,78%.
Fonte: IBRE/FGV
Fonte: IBRE/FGV
Var.mensal - Média contra Média do mês anterior.
Os informativos econômicos da Secretaria de Política Econômica (SPE) são elaborados a partir de dados de conhecimento público, cujas fontes primárias são instituições autônomas, públicas ou privadas. O objetivo é organizar informações de conhecimento público para ampliar o entendimento sobre a economia brasileira. O conteúdo deste material é meramente informativo, não possuindo caráter prospectivo, nem delimitando as ações de política econômica adotadas pelo Ministério da Fazenda.