Índice Geral de Preços – Mercado | IGP-M

Em abril de 2024, a inflação medida pelo IGP-M apresentou alta de 0,31% em relação ao mês anterior. O resultado veio acima das expectativas de mercado (intervalo de -0,15% a 0,25%; mediana de 0,08%). No ano, o IGP-M acumula queda de 0,60% até abril. Em 12 meses, o índice apresentou queda de 3,04%.
Variação percentual (%)
Mês anterior Mês atual Acumulado no ano Acumulado em 12 meses
IGP-M -0,47 0,31 -0,60 -3,04
IPA-M -0,77 0,29 -1,46 -5,41
Estágios
Bens finais 0,03 -0,13 1,32 -1,08
Bens intermediários 0,22 0,72 -1,11 -4,20
Matérias primas -2,71 0,24 -4,61 -10,81
Origem
Agrícola 0,62 1,47 0,36 -9,11
Industrial -1,26 -0,13 -2,11 -3,97
IPC-M 0,29 0,32 1,73 3,00
Alimentos 0,68 0,83 4,29 3,78
Habitação 0,47 0,54 1,37 3,07
Vestuário 0,13 0,05 0,17 1,02
Saúde e cuidados pessoais 0,42 0,63 1,76 4,13
Educação, leitura e recreação -1,85 -1,37 -1,04 1,53
Transportes 0,64 0,24 1,17 2,04
Despesas diversas 0,81 0,18 2,62 5,69
Comunicação -0,06 0,16 0,49 1,37
INCC-M 0,24 0,41 1,09 3,48
Materiais e serviços 0,25 0,18 0,76 0,87
Mão de obra 0,23 0,74 1,57 6,81

Variação mensal

Fonte: IBRE/FGV

 

Acumulado em 12 meses

Fonte: IBRE/FGV

Variação mensal para os meses de abril

Fonte: IBRE/FGV

IPA-M

O IPA-M, que representa 60% do peso do IGP-M, apresentou alta de 0,29% em abril. No ano, acumula queda de 1,46%. Em 12 meses o índice acumula queda de 5,41%.

O grupo de Produtos agropecuários, que representa 73% do IPA, apresentou alta de 1,47% em abril, e no acumulado em 12 meses, queda de 9,11%. Destaque para o impacto de alta no mês decorrente de Soja (em grão) (0,27 p.p.) e Café (em grão) (0,13 p.p.); e impacto de baixa de Feijão (em grão) (-0,08 p.p.) e Banana (-0,05 p.p.).

O grupo de Produtos industriais, que representa 27% do IPA, apresentou queda de 0,13% em abril, e no acumulado em 12 meses, queda de 3,97%. Destaque para o impacto de alta de Manteiga de cacau (0,04 p.p.) e Celulose (0,04 p.p.); e impacto de baixa para Minério de ferro (-0,32 p.p.) e Carne de aves (-0,04 p.p.).

 

Contribuições mais relevantes por subitem do IPA

abril/2024 Relativo a março
Maior Contribuição
Soja (em grão) 0,27 0,29
Café (em grão) 0,13 0,12
Cacau 0,09 0,07
Menor Contribuição
Minério de ferro -0,32 0,69
Feijão (em grão) -0,08 -0,07
Banana -0,05 -0,1

Variação mensal

Fonte: IBRE/FGV

Acumulado em 12 meses

Fonte: IBRE/FGV

IPC-M

O IPC-M, que representa 30% do peso do IGP-M, apresentou alta de 0,32% em abril. No ano, o IPC-M acumula alta de 1,73%. Em 12 meses o índice acumula alta de 3,00%.

Destaque no mês para o impacto de alta decorrente do grupo Alimentação (0,17 p.p.), com maior contribuição dada por Tomate e Cebola; e de baixa para o grupo Educação, leitura e recreação (-0,13 p.p.), com maior contribuição dada por Passagem aérea e Show musical.

 

Contribuições mais relevantes por subitem do IPC

abril/2024 Relativo a março
Maior Contribuição
Aluguel residencial 0,07 -0,05
Tomate 0,06 0,06
Cebola 0,03 0
Menor Contribuição
Passagem aérea -0,14 0,05
Batata-inglesa -0,03 0,02
Shampoo, condicionador e creme -0,02 -0,03

 

Variação mensal

Fonte: IBRE/FGV

Acumulado em 12 meses

Fonte: IBRE/FGV

 

Índice de difusão

Fonte: MF/SPE

INCC-M

O INCC-M, que representa 10% do peso do IGP-M, apresentou alta de 0,41%. No ano, o INCC-M acumula alta de 1,09% até abril. Em 12 meses o índice acumula alta de 3,48%.

O grupo de Materiais e Serviços apresentou alta de 0,18% em abril e no acumulado em 12 meses, alta de 0,87%.
O grupo de Mão de obra apresentou alta de 0,74% no mês e no acumulado em 12 meses, alta de 6,81%.

Variação mensal

Fonte: IBRE/FGV

Acumulado em 12 meses

Fonte: IBRE/FGV

Preço de Commodities

Var.mensal - Média contra Média do mês anterior.

 

 

 

 

 

 


Os informativos econômicos da Secretaria de Política Econômica (SPE) são elaborados a partir de dados de conhecimento público, cujas fontes primárias são instituições autônomas, públicas ou privadas. O objetivo é organizar informações de conhecimento público para ampliar o entendimento sobre a economia brasileira. O conteúdo deste material é meramente informativo, não possuindo caráter prospectivo, nem delimitando as ações de política econômica adotadas pelo Ministério da Fazenda.