| Em agosto de 2024, a inflação medida pelo IGP-DI apresentou alta de 0,12% em relação ao mês anterior. O resultado veio acima da mediana das expectativas de mercado (intervalo de -0,15% a 0,29%; mediana de 0,09%). No ano, o IGP-DI acumulou alta de 2,07%. Em 12 meses, o índice apresentou alta de 4,23%. |
| Mês anterior | Mês atual | Acumulado no ano | Acumulado em 12 meses | |
|---|---|---|---|---|
| IGP-DI | 0,83 | 0,12 | 2,07 | 4,23 |
| IPA-DI | 0,93 | 0,11 | 1,54 | 4,11 |
| Estágios | ||||
| Bens finais | -0,04 | 0,12 | 2,04 | 3,22 |
| Bens intermediários | 1,29 | 0,61 | 3,20 | 4,55 |
| Matérias primas | 1,54 | -0,47 | -0,82 | 4,52 |
| Origem | ||||
| Agrícola | 0,72 | 0,30 | 2,48 | 4,94 |
| Industrial | 1,01 | 0,04 | 1,19 | 3,80 |
| IPC-DI | 0,54 | -0,16 | 2,85 | 4,18 |
| Alimentos | -1,06 | -1,03 | 3,20 | 4,10 |
| Habitação | 0,61 | -0,40 | 2,13 | 3,07 |
| Vestuário | -0,21 | -0,04 | -0,37 | 0,14 |
| Saúde e cuidados pessoais | -0,01 | 0,14 | 3,48 | 3,58 |
| Educação, leitura e recreação | 3,48 | -0,60 | 0,82 | 8,25 |
| Transportes | 1,09 | 0,82 | 4,09 | 4,73 |
| Despesas diversas | 1,84 | 0,45 | 5,84 | 7,34 |
| Comunicação | 0,11 | 0,16 | 1,48 | 1,11 |
| INCC-DI | 0,72 | 0,70 | 4,27 | 5,23 |
| Materiais e serviços | 0,71 | 0,70 | 3,00 | 3,61 |
| Mão de obra | 0,74 | 0,69 | 6,13 | 7,61 |
Fonte: IBRE/FGV
Fonte: IBRE/FGV
Fonte: IBRE/FGV
| O IPA-DI, que representa 60% do peso do IGP-DI, apresentou alta de 0,11% em agosto. No ano, acumulou alta de 1,54%. Em 12 meses o índice acumula alta de 4,11%. |
O grupo de Produtos agropecuários, que representa 73% do IPA, apresentou alta de 0,30% em agosto, e no acumulado em 12 meses, alta de 4,94%. Destaque para a contribuição de alta no mês decorrente de Bovinos (0,08 p.p.) e Banana (0,07 p.p.), e contribuição de baixa de Batata-inglesa (-0,13 p.p.) e Soja (em grão) (-0,11 p.p.).
O grupo de Produtos industriais, que representa 27% do IPA, apresentou alta de 0,04% em agosto e no acumulado em 12 meses, alta de 3,80%. Destaque para a contribuição de alta de Intermediários para resinas e fibras (0,04 p.p.) e Carne bovina (0,03 p.p.), e contribuição de baixa para Minério de ferro (-0,38 p.p.) e Farelo de soja (-0,06 p.p.).
| agosto/2024 | Relativo a julho | |
|---|---|---|
| Maior Contribuição | ||
| Bovinos | 0,08 | 0,02 |
| Banana | 0,07 | 0,04 |
| Laranja | 0,07 | 0,03 |
| Menor Contribuição | ||
| Minério de ferro | -0,38 | -0,46 |
| Batata-inglesa | -0,13 | -0,06 |
| Soja (em grão) | -0,11 | -0,14 |
Fonte: IBRE/FGV
Fonte: IBRE/FGV
| O IPC-DI, que representa 30% do peso do IGP-DI, apresentou queda de 0,16% em agosto. No ano, o IPC-DI acumulou alta de 2,85%. Em 12 meses o índice acumula alta de 4,18%. |
Destaque no mês para a contribuição de alta decorrente do grupo Transportes (0,16 p.p.), com maior contribuição dada por Gasolina e Etanol, e de baixa para o grupo Alimentação (-0,21 p.p.), com maior contribuição dada por Tomate e Batata-inglesa.
| agosto/2024 | Relativo a julho | |
|---|---|---|
| Maior Contribuição | ||
| Gasolina | 0,12 | -0,03 |
| Banana-prata | 0,03 | 0,04 |
| Plano e seguro de saúde | 0,02 | 0,00 |
| Menor Contribuição | ||
| Tarifa de eletricidade residencial | -0,08 | -0,16 |
| Tomate | -0,07 | 0,03 |
| Batata-inglesa | -0,07 | -0,04 |
Fonte: IBRE/FGV
Fonte: IBRE/FGV
Fonte: MF/SPE
| O INCC-DI, que representa 10% do peso do IGP-DI, apresentou alta de 0,70%. No ano, o INCC-DI acumulou alta de 4,27%. Em 12 meses o índice acumula alta de 5,23%. |
O grupo de Materiais e Serviços apresentou alta de
0,70% em agosto e no acumulado em 12 meses, alta de
3,61%.
O grupo de Mão de obra apresentou alta de
0,69% no mês e no acumulado em 12 meses, alta de
7,61%.
Fonte: IBRE/FGV
Fonte: IBRE/FGV
Var.mensal - Média contra Média do mês anterior.
Os informativos econômicos da Secretaria de Política Econômica (SPE) são elaborados a partir de dados de conhecimento público, cujas fontes primárias são instituições autônomas, públicas ou privadas. O objetivo é organizar informações de conhecimento público para ampliar o entendimento sobre a economia brasileira. O conteúdo deste material é meramente informativo, não possuindo caráter prospectivo, nem delimitando as ações de política econômica adotadas pelo Ministério da Fazenda.