Análise na Margem - Em outubro de 2022, as vendas no comércio varejista restrito cresceram 0,4% em relação ao mês anterior (com ajuste sazonal).
O resultado veio acima da mediana das expectativas de mercado (intervalo de -0,3% a 0,6%; mediana de 0,3).
O indicador de varejo ampliado (que inclui veículos e materiais de construção) cresceu 0,5%, ficando igual a mediana das expectativas de mercado (intervalo de -0,9% a 1,1%; mediana de 0,5%). Houve queda de 1,7% para Veículos e motos e queda de 3,5% para Materiais de construção.
Análise Interanual - Frente a outubro de 2021 as vendas no comércio varejista restrito cresceram 2,7%.
O resultado veio acima da mediana das expectativas de mercado (intervalo de 1.5% a 3.6%; mediana de 2.4%).
O varejo ampliado cresceu 0,3%, abaixo da mediana das expectativas de mercado (intervalo de -1,7% a 3,4%; mediana de 0,8%).
Análise para o acumulado no ano - O volume de vendas acumulado no ano até o mês de outubro foi de 1% para o comércio restrito e -0,5% para o ampliado.
Análise para o acumulado em 12 meses - No acumulado em 12 meses, o volume restrito foi de 0,1%, e o volume ampliado -1%, em outubro de 2022.
Análise para o carry-over - O efeito do carregamento estatístico para 2022 é de 1.5% para o varejo restrito e de -0.3% para o varejo ampliado.
| Variação % | |
|---|---|
| Outros arts. de uso pessoal e doméstico | 2.0 |
| Móveis e eletrodomésticos | 2.5 |
Fonte: IBGE
| Variação % | |
|---|---|
| Livros, jornais, revistas e papelaria | -3.8 |
| Material de construção | -3.5 |
Fonte: IBGE
| Variação % | |
|---|---|
| Livros, jornais, revistas e papelaria | 13.6 |
| Combustíveis e lubrificantes | 34.2 |
Fonte: IBGE
| Variação % | |
|---|---|
| Tecidos, Vestuários e Calçados | -14.8 |
| Material de construção | -12.7 |
Fonte: IBGE
| Variação na Margem | Variação interanual | Acumulado no ano | Acumulado em 12 meses | |
|---|---|---|---|---|
| 1 Comércio Restrito | 0.4 | 2.7 | 1.0 | 0.1 |
| 1.1 Combustíveis e lubrificantes | 0.4 | 34.2 | 14.9 | 11.2 |
| 1.2 Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas | 0.2 | 2.6 | 1.1 | 0.8 |
| 1.3 Tecidos, Vestuários e Calçados | -3.4 | -14.8 | 4.0 | 2.4 |
| 1.4 Móveis e eletrodomésticos | 2.5 | -0.5 | -8.7 | -11.2 |
| 1.5 Artigos farmacêuticos, méd., ortop. e de perfumaria | -0.4 | 5.2 | 7.0 | 6.7 |
| 1.6 Livros, jornais, revistas e papelaria | -3.8 | 13.6 | 18.5 | 12.3 |
| 1.7 Equip. e mat. p/ escritório, informática e comunicação | 2.0 | 8.1 | 2.1 | 0.5 |
| 1.8 Outros arts. de uso pessoal e doméstico | 2.0 | -8.5 | -8.2 | -7.3 |
| 2 Comércio Ampliado | 0.5 | 0.3 | -0.5 | -1.0 |
| 2.1 Veículos e motos, partes e peças | -1.7 | -0.7 | -1.3 | -0.9 |
| 2.2 Material de construção | -3.5 | -12.7 | -8.6 | -8.2 |
Fonte: IBGE
Fonte: IBGE
–
Fonte: IBGE
–
Fonte: IBGE
Fonte: IBGE
–
Fonte: IBGE
–
Fonte: IBGE
Os informativos econômicos da Secretaria de Política Econômica (SPE) são elaborados a partir de dados de conhecimento público, cujas fontes primárias são instituições autônomas, públicas ou privadas. O objetivo é organizar informações de conhecimento público para ampliar o entendimento sobre a economia brasileira. O conteúdo deste material é meramente informativo, não possuindo caráter prospectivo, nem delimitando as ações de política econômica adotadas pelo Ministério da Economia.