Análise na Margem - Em novembro de 2020, as vendas no comércio varejista restrito recuaram 0,1% em relação ao mês anterior (com ajuste sazonal).
O resultado veio abaixo da mediana das expectativas de mercado (intervalo de -0,6% a 1,6%; mediana de 0,3).
O indicador de varejo ampliado (que inclui veículos e materiais de construção) cresceu 0,6%, ficando abaixo da mediana das expectativas de mercado (intervalo de 0,4% a 2,4%; mediana de 0,9%). Houve alta de 3,5% para Veículos e motos e queda de 0,8% para Materiais de construção.
Análise Interanual - Frente a novembro de 2019 as vendas no comércio varejista restrito cresceram 3,4%.
O resultado veio abaixo da mediana das expectativas de mercado (intervalo de 0.25% a 7%; mediana de 4.6%).
O varejo ampliado cresceu 4.1%, abaixo da mediana das expectativas de mercado (intervalo de 3,5% a 7%; mediana de 4,5%).
Análise para o acumulado no ano - O volume de vendas acumulado no ano até o mês de novembro foi de 1,2% para o comércio restrito e -1,9% para o ampliado.
Análise para o acumulado em 12 meses - No acumulado em 12 meses, o volume restrito foi de 1,3%, e o volume ampliado -1,3%, em novembro de 2020.
Análise para o carry-over - O efeito do carregamento estatístico para 2020 é de 1.4% para o varejo restrito e de -1.3% para o varejo ampliado.
| Variação % | |
|---|---|
| Tecidos, Vestuários e Calçados | 3.6 |
| Livros, jornais, revistas e papelaria | 5.6 |
Fonte: IBGE
| Variação % | |
|---|---|
| Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas | -2.2 |
| Material de construção | -0.8 |
Fonte: IBGE
| Variação % | |
|---|---|
| Material de construção | 16.9 |
| Móveis e eletrodomésticos | 17.9 |
Fonte: IBGE
| Variação % | |
|---|---|
| Livros, jornais, revistas e papelaria | -15.3 |
| Equip. e mat. p/ escritório, informática e comunicação | -9.9 |
Fonte: IBGE
| Variação na Margem | Variação interanual | Acumulado no ano | Acumulado em 12 meses | |
|---|---|---|---|---|
| 1 Comércio Restrito | -0.1 | 3.4 | 1.2 | 1.3 |
| 1.1 Combustíveis e lubrificantes | -0.4 | -6.7 | -10.0 | -9.2 |
| 1.2 Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas | -2.2 | -1.7 | 5.0 | 4.2 |
| 1.3 Tecidos, Vestuários e Calçados | 3.6 | -4.9 | -25.1 | -21.3 |
| 1.4 Móveis e eletrodomésticos | -0.1 | 17.9 | 11.6 | 12.3 |
| 1.5 Artigos farmacêuticos, méd., ortop. e de perfumaria | 2.6 | 11.7 | 7.7 | 7.7 |
| 1.6 Livros, jornais, revistas e papelaria | 5.6 | -15.3 | -29.7 | -26.0 |
| 1.7 Equip. e mat. p/ escritório, informática e comunicação | 3.0 | -9.9 | -16.6 | -14.9 |
| 1.8 Outros arts. de uso pessoal e doméstico | 1.4 | 16.1 | 2.6 | 3.8 |
| 2 Comércio Ampliado | 0.6 | 4.1 | -1.9 | -1.3 |
| 2.1 Veículos e motos, partes e peças | 3.5 | 0.9 | -15.1 | -13.2 |
| 2.2 Material de construção | -0.8 | 16.9 | 10.1 | 9.7 |
Fonte: IBGE
–
–
–
–