Análise na Margem - Em outubro de 2020, as vendas no comércio varejista restrito cresceram 0,9% em relação ao mês anterior (com ajuste sazonal).
O resultado veio em linha com o limite superior das expectativas de mercado (intervalo de -1% a 0,9%; mediana de 0,2).
O indicador de varejo ampliado (que inclui veículos e materiais de construção) cresceu 2,1%, ficando acima das expectativas de mercado (intervalo de -1% a 2%; mediana de 1,4%). Houve alta de 4,8% para Veículos e motos e alta de 0,2% para Materiais de construção.
Análise Interanual - Frente a outubro de 2019 as vendas no comércio varejista restrito cresceram 8,3%.
O resultado veio acima da mediana das expectativas de mercado (intervalo de 5.7% a 8.6%; mediana de 7%).
O varejo ampliado cresceu 6%, ficando acima das expectativas de mercado (intervalo de 2,9% a 5,8%; mediana de 4,5%).
Análise para o acumulado no ano - O volume de vendas acumulado no ano até o mês de outubro foi de 0,9% para o comércio restrito e -2,6% para o ampliado.
Análise para o acumulado em 12 meses - No acumulado em 12 meses, o volume restrito foi de 1,3%, e o volume ampliado -1,4%, em outubro de 2020.
Análise para o carry-over - O efeito do carregamento estatístico para 2020 é de 1.5% para o varejo restrito e de -1.4% para o varejo ampliado.
| Variação % | |
|---|---|
| Livros, jornais, revistas e papelaria | 6.6 |
| Tecidos, Vestuários e Calçados | 6.6 |
Fonte: IBGE
| Variação % | |
|---|---|
| Móveis e eletrodomésticos | -1.1 |
| Material de construção | 0.2 |
Fonte: IBGE
| Variação % | |
|---|---|
| Material de construção | 20.9 |
| Móveis e eletrodomésticos | 21.7 |
Fonte: IBGE
| Variação % | |
|---|---|
| Livros, jornais, revistas e papelaria | -33.2 |
| Equip. e mat. p/ escritório, informática e comunicação | -10.9 |
Fonte: IBGE
| Variação na Margem | Variação interanual | Acumulado no ano | Acumulado em 12 meses | |
|---|---|---|---|---|
| 1 Comércio Restrito | 0.9 | 8.3 | 0.9 | 1.3 |
| 1.1 Combustíveis e lubrificantes | 1.1 | -5.3 | -10.4 | -8.6 |
| 1.2 Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas | 0.6 | 7.2 | 5.7 | 4.5 |
| 1.3 Tecidos, Vestuários e Calçados | 6.6 | -2.7 | -27.6 | -20.8 |
| 1.4 Móveis e eletrodomésticos | -1.1 | 21.7 | 10.8 | 10.9 |
| 1.5 Artigos farmacêuticos, méd., ortop. e de perfumaria | 2.3 | 13.8 | 7.3 | 7.4 |
| 1.6 Livros, jornais, revistas e papelaria | 6.6 | -33.2 | -30.7 | -25.7 |
| 1.7 Equip. e mat. p/ escritório, informática e comunicação | 3.7 | -10.9 | -17.4 | -13.4 |
| 1.8 Outros arts. de uso pessoal e doméstico | 1.9 | 18.4 | 0.7 | 2.2 |
| 2 Comércio Ampliado | 2.1 | 6.0 | -2.6 | -1.4 |
| 2.1 Veículos e motos, partes e peças | 4.8 | -5.9 | -16.7 | -12.8 |
| 2.2 Material de construção | 0.2 | 20.9 | 9.3 | 8.6 |
Fonte: IBGE
–
–
–
–