Notícias
Estagiários do CAEPE participam de “velejada de instrução” a bordo do Navio-Veleiro Cisne Branco
Estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) da Escola Superior de Guerra (ESG) visitaram o Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco”, da Marinha do Brasil (MB), na última sexta-feira, 27 de junho. O navio, que é o terceiro a ostentar o nome “Cisne Branco” na MB, foi construído em Amsterdam, na Holanda, e incorporado à Armada em março de 2000, durante as celebrações dos 500 anos do descobrimento do Brasil.
Os discentes da ESG foram recebidos pelo comandante da Força de Superfície, Contra-Almirante Alexandre Bessa de Oliveira, e pelo comandante do NVe, Capitão de Mar e Guerra Eduardo Rabha Tozzini, que proferiram apresentações sobre o veleiro, construído com o propósito de representar a MB em grandes eventos náuticos, tanto nacionais quanto internacionais.
O comandante da ESG, General de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, também acompanhou a visita, agradecendo, ao final da programação, a receptividade do comandante e da tripulação do navio. “Agradeço a manhã inesquecível que vivenciamos a bordo do Cisne Branco. Tenha a certeza de que guardaremos esse dia nas nossas mentes e nos nossos corações. Parabéns ao comandante e à toda a tripulação”.
Em nome da turma do CAEPE, o estagiário da Marinha da Argentina, Capitão de Mar e Guerra Hernán Antonio Núñez, agradeceu ao comandante e à tripulação do Cisne Branco “pela calorosa recepção e hospitalidade concedida a bordo, que proporcionaram à turma uma experiência memorável”, destacando ainda “o inestimável esforço em manter vivas as tradições navais em cada canto deste navio”.
O Comandante Tozzini, por sua vez, demonstrou satisfação em contar com a participação dos discentes na “velejada de instrução” e colocou o navio à disposição para futuras visitas. “É uma grande honra receber um curso tão importante como o nosso CAEPE. Espero que tenhamos atendido as expectativas e conseguido mostrar a importância do mar durante a programação”.
O NVe Cisne Branco está aberto à visitação pública até hoje (30), no Espaço Cultural da Marinha, na zona portuária do Rio, das 9h às 17h. O acesso ao local será encerrado às 16h30.
Confira mais fotos da visita no Instagram da ESG: @esg_md