Notícias
Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED) realiza cerimônia de encerramento
A Escola Superior de Defesa (ESD) realizou, na manhã desta sexta-feira (28/11), a cerimônia de conclusão do Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED 2025), no Auditório Professor Gustavo Heck. O evento marcou o encerramento da 8ª edição do curso, destinado à formação estratégica de civis e militares que atuam em áreas relacionadas à Segurança e Defesa no Brasil.
A solenidade contou com a presença do Almirante de Esquadra Guilherme da Silva Costa, Chefe de Educação e Cultura do Ministério da Defesa, e da Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins, Comandante e Reitora da ESD, além de autoridades civis e militares, docentes, familiares e convidados.
A turma de 2025 recebeu o nome “Barão do Rio Branco”, em homenagem aos 180 anos de nascimento do patrono da diplomacia brasileira. Ao todo, 99 alunos concluíram o curso, representando 24 instituições civis e militares. Entre eles, estavam 56 militares das Forças Armadas, integrantes das forças de segurança estaduais, servidores de diversos órgãos do governo federal e dois oficiais estrangeiros — das Marinhas da França e da Índia. O grupo contou ainda com 15 alunas, sendo 10 civis.
Em seu discurso, a Major-Brigadeiro Carla, a Turma Barão do Rio Branco, ao longo de sua trajetória, demonstrou notável capacidade analítica, disciplina intelectual e profundo senso de responsabilidade pública. “2025 representou marco inovador nos Estudos Interdisciplinares de Campo. Pela primeira vez, a comitiva do curso foi desdobrada para visitas simultâneas ao Chile e ao Peru, o que permitiu examinar, com maior profundidade, as especificidades de nações integrantes do entorno estratégico sul-americano; experiência que ampliou a percepção dos participantes sobre os desafios regionais e as oportunidades de cooperação”, destacou a Comandante da ESD.
A oradora da turma, Elise Sueli Pereira Gonçalves, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, destacou que o CAED vai além do conteúdo acadêmico e inclui enxergar a realidade brasileira, o entorno estratégico e o cenário contemporâneo de Segurança, Desenvolvimento e Defesa.
“As atividades miram o exercício de funções de alto nível na Administração Pública. E eu não falei Administração Pública Federal. Pois além de ministérios, autarquias, empresas públicas, Marinha, Exército e Aeronáutica, também temos órgãos estatuais, forças auxiliares, Poderes Judiciário e Legislativo e representantes das nações amigas França e Índia”, frisou a oradora da turma.
Na sequência, foram entregues os distintivos do CAED 2025, conferidos individualmente aos concludentes em ordem alfabética. Também foram anunciados os trabalhos de conclusão de curso destaques e menções honrosas, conforme avaliação da banca da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica.
Clique aqui para saber mais sobre o CAED
