Notícias
Vigésima edição do Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional tem início na AMAN
A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) sediou, no dia 25 de agosto, a abertura da XX edição do Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN), promovido pela Escola Superior de Defesa (ESD) em parceria com a Escola Naval, a Academia da Força Aérea e a própria AMAN. O evento ocorre entre os dias 25 e 29 de agosto de 2025.
Entre os principais objetivos do Congresso estão estimular o interesse por temas ligados à segurança e defesa nacional, fomentar reflexões sobre desafios contemporâneos da área e difundir os assuntos na sociedade brasileira.
O CADN reúne autoridades civis e militares, além de cadetes, alunos e professores de diferentes instituições de ensino superior do país, com o objetivo de promover a integração entre os futuros líderes militares e a comunidade acadêmica civil. Nesta edição, o Congresso conta com 226 congressistas e com a participação de 30 ouvintes, totalizando 256 participantes.
Os congressistas vêm de diversas regiões do país: 36 da região Centro-Oeste, 22 do Nordeste, 15 do Norte, 124 do Sudeste e 29 do Sul. Entre 29 instituições de ensino que participam do Congresso estão a AMAN, ECEME, EN, IME, UNB, UFSC, UFRGS, UEPA, o que representa a diversidade acadêmica e geográfica dos participantes.
Na cerimônia de abertura, estiveram presentes o Almirante de Esquadra Guilherme da Silva Costa, Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CHEC/EMCFA); o General de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, Comandante da Escola Superior de Guerra, o General de Divisão João Felipe Dias Alves, Diretor de Educação Superior Militar, e a Major-Brigadeiro Carla Lyrio Martins, Comandante da ESD; o Vice-Almirante Pedro Augusto Bittencourt Heine Filho, Diretor de Ensino da Marinha, entre outras autoridades.
As boas-vindas foram dadas pelo Comandante da AMAN, General de Brigada Marcus Vinícius Gomes Bonifácio. Na sequência, a programação do primeiro dia contou com a aula magna do Almirante de Esquadra Guilherme da Silva Costa, seguida de debates mediados por docentes da ESD, além da palestra “Os desafios para o Poder Terrestre”, ministrada pelo Coronel Paulo Filho.
As atividades prosseguem ao longo da semana, até sexta-feira, 29 de agosto, com painéis, palestras e sessões temáticas, reunindo especialistas e estudantes em torno de questões atuais de defesa e segurança.
O CADN, que chega à sua vigésima edição em 2025, consolida-se como espaço privilegiado de formação, troca de experiências e fortalecimento do vínculo entre a academia e a defesa nacional, contribuindo para a construção de conhecimento estratégico em benefício do Brasil.







