Notícias
Seminário “Resiliência Nacional para Segurança e Defesa” é promovido na ESD
O Seminário Resiliência Nacional para Segurança e Defesa foi realizado nesta quinta-feira (05/06), na Escola Superior de Defesa (ESD). O evento foi promovido em uma parceria entre ESD e a Assessoria de Planejamento Baseado em Capacidades (APBC), com participação de membros da Chefia de Logística e Mobilização (CHELOG) e do Institute for Security Governance (ISG).
A Comandante da ESD, Major-Brigadeiro Carla Lyrio Martins, proferiu a mensagem de boas-vindas. “Este encontro representa uma oportunidade valiosa para refletir sobre o conceito de resiliência aplicado ao campo da segurança e da defesa, com ênfase na integração de esforços, na identificação de vulnerabilidades e na construção de capacidades voltadas à superação de crises e ameaças contemporâneas”, frisou.
Já a abertura do evento foi realizada pelo Vice-Chefe de Logística e Mobilização, Vice-Almirante Manoel Luiz Pavão Barroso.
Em seguida, a Profª Drª Laura Cleary (ISG) apresentou uma palestra cujo tema foi intitulado “Não há segurança sem resiliência”. E o Sr. Patrick Goodman (ISG) abordou sobre “Uma metodologia de planejamento de resiliência nacional”.

- Neiva
Por fim, o Seminário contou com uma apresentação do General de Divisão Anysio Luiz Crespo Alves Negrão (DGP/APG), intitulada “Operação Taquari II no atendimento às enchentes no Rio Grande do Sul: aprendizados para o desenvolvimento de uma resiliência nacional”.
Ao longo dos debates foi reforçada a relevância de abordagens whole-of-government (WGA) e whole-of-society (WSA) para a segurança e defesa nacionais, bem como a importância do Planejamento Baseado em Capacidades (PBC) como ferramenta essencial para orientar decisões estratégicas e para preparar o País para responder de forma coordenada e eficaz aos desafios do século XXI.



