Notícias
Quarenta e quatro alunos concluem o Curso de Coordenação e Planejamento Interagências
A sexta-feira (02) foi marcada, na Escola Superior de Defesa (ESD), pelo encerramento da terceira edição do Curso de Coordenação e Planejamento Interagências (CCOPI). No total, 44 alunos civis e militares participaram do curso, que teve como objetivo desenvolver competências dos integrantes dos órgãos e agências participantes do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) para comporem equipes de planejamento interagências nos níveis operacional e tático.
Para isso, foram realizadas aulas expositivas, trabalhos de grupo e simulações, com ênfase nas teorias de relações e doutrina de planejamento interagências. Foram representadas, no curso, 16 renomadas instituições, além de uma nação amiga: o Paraguai.
O Comandante da ESD, Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, ressaltou que além dos conhecimentos adquiridos, o que fica são as amizades construídas. “Esse ciclo virtuoso segue a cada curso como uma pedra rara que se lapida pouco a pouco. Que os laços de amizade e confiança que se fizeram perdurem e que os conteúdos aqui desenvolvidos sejam disseminados”, disse.
A Auditora Fiscal Federal Agropecuária, Graciela Bergamaschi Pezerico, oradora da turma, reforçou em seu discurso que a ESD está proporcionando o fortalecimento da mentalidade de Defesa na sociedade. “Firmamos aqui o compromisso de aplicar e replicar em nossas agências o que aprendemos neste reconhecido centro de excelência. Declaramos orgulho de ser ESD”, finalizou.
O CCOPI possui a carga horária de 128 horas e é realizado na modalidade híbrida: uma semana de aulas remotas e fase presencial com duração de três semanas.
Fotos: Cabo L. Carvalho/ACOMSOC