Notícias
Professora da ESD participa de lançamento da Revista Tempo do Mundo, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
A Escola Superior de Defesa (ESD) esteve representada no lançamento da edição nº 37 da Revista Tempo do Mundo (RTM), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O seminário, realizado na segunda-feira, 15 de setembro, teve como tema “Política de defesa no Brasil contemporâneo: desafios e oportunidades em um sistema internacional em transição”. Esta edição foi coordenada pela Coronel Selma Lúcia de Moura Gonzales, professora da ESD, e por Raphael Camargo Lima, pesquisador do King’s College London.
O editor da RTM, Pedro Silva Barros, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, também integra, desde agosto, o quadro docente do Programa de Pós-Graduação da ESD.
Com 16 artigos, a nova edição reúne reflexões sobre meio ambiente, mudanças climáticas e seus impactos na defesa; inovação, ciência e tecnologia; Estados Unidos e OTAN; Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS); Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); Amazônia; dissuasão; armas estratégicas e treinamento, entre outros.
A mesa de abertura contou com a participação do Almirante de Esquadra Guilherme da Silva Costa, chefe de Educação e Cultura do Ministério da Defesa; do general de brigada Sandro Silva Cordeiro, subchefe de Política e Estratégia do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (SCPE/MD); e de Vinícius de Carvalho, professor de Estudos Brasileiros e Latino-Americanos do Departamento de Estudos de Guerra do King’s College London.
Moderada pela Cel Selma Gonzales, a segunda mesa reuniu cinco pesquisadoras que publicaram nesta edição: Mila Campbell (Escola de Comando e Estado-Maior do Exército), Kamilla Rizzi (Unipampa), Sabrina Evangelista (Universidade Lusófona de Lisboa), Livia Peres (PPGRIc San Tiago Dantas – Unesp/Unicamp/PUC-SP) e Laura Urrejola (Instituto de Relações Internacionais da UnB).
Entre os artigos publicados, quatro são de autoria de professores da ESD: Prof. Dr. Gills Lopes, Cel R/1 Oscar Medeiros Filho, Prof. Dr. Peterson Ferreira da Silva e Prof. Dr. Augusto Teixeira Júnior.




